Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Paciente do sexo feminino com 43 anos de idade apresenta dor no quadrante superior direito do abdome há dias, acompanhada de náuseas, vômitos, calafrios, febre e sinal de Murphy positivo. Assinale o diagnóstico mais provável, bem como o método preferencial de diagnóstico por imagem a ser utilizado.

A
Colecistite e tomografia computadorizada.
B
Cólica biliar e tomografia computadorizada.
C
Colecistite aguda e cintilografia.
D
Cólica biliar e ecografia.
E
Colecistite aguda e ecografia.
Paciente de 23 anos, com práticas esportivas regulares, com fratura de fêmur há 2 dias, apresentando dispneia intensa e confusão mental, o diagnóstico mais provável:
Sobre a fibromialgia, é correto afirmar:
Gestante de 24 anos, com 32 semanas de gestação é trazida a emergência pelo CBERJ com relato de desmaio e crise nervosa em via pública. Ao exame apresenta-se torporosa, pupilas isocóricas e fotorreagentes. Sem sinais de irritação meníngea. PA: 180x120 mmHg, fundo uterino de 32 cm, metrossístoles ausentes, tônus uterino normal, movimento fetal presente, BCF 137 sem desacelerações. Toque colo fechado. Feito cardiotocografia com laudo de feto ativo. A melhor conduta neste caso é:
Um paciente masculino de 74 anos, hipertenso e diabético não insulinodependente, foi para sua consulta de rotina no programa de hipertensão arterial do município do Rio de Janeiro. Estava em uso de enalapril 10mg/dia, aspirina 100mg/dia e metformina 1g/dia, em dose fixa há 2 meses. A pressão arterial era de 140x90mmHg, o exame de urina não apresentava proteinúria e creatinina na faixa da normalidade. A conduta a ser adotada neste caso, de acordo com as diretrizes atuais é:
Compartilhar