Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Paciente do sexo feminino com 43 anos de idade apresenta dor no quadrante superior direito do abdome há dias, acompanhada de náuseas, vômitos, calafrios, febre e sinal de Murphy positivo. Assinale o diagnóstico mais provável, bem como o método preferencial de diagnóstico por imagem a ser utilizado.

A
Colecistite e tomografia computadorizada.
B
Cólica biliar e tomografia computadorizada.
C
Colecistite aguda e cintilografia.
D
Cólica biliar e ecografia.
E
Colecistite aguda e ecografia.
Com relação às queimaduras químicas do globo ocular, assinale a alternativa INCORRETA.
Um homem com 48 anos de idade procura uma Unidade Básica de Saúde queixando-se de olhos vermelhos, dor ocular à direita intensa e vômitos há 3 dias. Refere que sua acuidade visual piorou e que está enxergando "vultos". No exame físico do paciente, verifica-se hiperemia conjuntival à direita e, no exame com luz direta, confirma-se midríase moderada não-reagente à luz. À palpação bilateral do bulbo, observa-se endurecimento à direita. A pressão arterial do paciente é de 165 x 95 mmHg. Nesse caso, qual o diagnóstico mais provável e o tipo de consulta oftamológica mais apropriada?
Você se encontrava de plantão em um grande hospital terciário, como clínico, e o residente médico da oftalmologia solicitou o seu parecer clínico para um paciente diabético que estava internando de urgência por grave complicação oftalmológica. Sendo a Retinopatia Diabética (RD) umas das principais complicações relacionadas ao Diabetes Mellitus (DM) e a principal causa de cegueira em pessoas com idade entre 20 e 74 anos, para ajudar no controle do paciente, você CORRETAMENTE orientou que:
Paciente chega ao pronto-socorro municipal comprimindo uma lesão ocular (segundo o mesmo) resultante a acidente com faca de cozinha, a melhor conduta a ser tomada:
Compartilhar