Considerando que a paciente do caso anterior tenha sido submetida a cirurgia e o diagnóstico após a parafina tenha sido de carcinoma papilifero padrão folicular, intratireoidiano e medindo 0,9cm, a melhor conduta, entre as abaixo relacionadas, seria:
A
Realização de ablação da tireoide residual com I 131.
B
A complementação para tireoidectomia total, que deve ser realizacta sempre, após esse diagnóstico.
C
Pode ser realizada terapia supressiva com tiroxina e acompanhamento, pois trata-se de paciente jovem com diagnóstico de microcarcinoma papilffero
D
A complementação para tireoidectomia total deve ser realizada somente se a tireoglobulina estiver elevada.
E
Tireoidectomia total sempre, pois a multifocalidade no carcinoma papilifero de tireoide ocorre em mais de 95% dos casos.
Outras questões
Uma criança comparece ao ambulatório para uma consulta de puericultura. Durante o exame, ela senta sem apoio, fica na posição de engatinhar, não fica em pé sozinha, transfere objetos de uma mão para outra, consegue segurar objetos pequenos entre as pontas dos dedos indicador e polegar, balbucia, esboça estranhamento quando examinada. Qual a idade estimada para a criança?
Mulher de 76 anos é internada por broncopneumonia. Faz-se o diagnóstico de delirium. É provável que, no exame psíquico desta paciente, encontremos a consciência, o pensamento e a atenção espontânea, respectivamente:
Uma senhora de 28 anos, com 35 semanas de gestação, procura atendimento médico por dor anal aguda, associada a sangramento vivo. Não tem comorbidades. Está em bom estado geral. Frequência cardíaca: 86 batimentos por minuto. O exame proctológico mostra dois mamilos hemorroidários externos, às 3 e às 7 horas, com sinais de trombose. Conduta inicial:
Em nutrição parenteral total há dois meses, em virtude de graves complicações de cirurgia de Hartmann por câncer de reto com obstrução intestinal, um engenheiro agrônomo vem tendo intolerância à glicose sem justificativa aparente. Na hipótese de haver um distúrbio no metabolismo de oligoelementos, como aventado em reunião da equipe cirúrgica, a causa mais provável deve ser uma deficiência de: