Considerando que a paciente do caso anterior tenha sido submetida a cirurgia e o diagnóstico após a parafina tenha sido de carcinoma papilifero padrão folicular, intratireoidiano e medindo 0,9cm, a melhor conduta, entre as abaixo relacionadas, seria:
A
Realização de ablação da tireoide residual com I 131.
B
A complementação para tireoidectomia total, que deve ser realizacta sempre, após esse diagnóstico.
C
Pode ser realizada terapia supressiva com tiroxina e acompanhamento, pois trata-se de paciente jovem com diagnóstico de microcarcinoma papilffero
D
A complementação para tireoidectomia total deve ser realizada somente se a tireoglobulina estiver elevada.
E
Tireoidectomia total sempre, pois a multifocalidade no carcinoma papilifero de tireoide ocorre em mais de 95% dos casos.
Outras questões
Paciente do sexo feminino, 28 anos, HIV positivo, dirige-se a emergência devido à dor de cabeça insuportável. Na semana passada, apresentou déficit funcional motor leve do lado direito. Logo após sua admissão, apresentou quadro motor compatível com epilepsia. Exame físico: Sinais vitais normais, ausência de rigidez na nuca, hemiparesia direita e afasia. Fundo de olho apresenta edema de papila. Qual o diagnóstico provável?
Paciente candidato à cirurgia eletiva, hipertenso controlado com betabloqueador e bloqueador de canal de cálcio. Qual a conduta apropriada no pré-operatório?
Mulher de 54 anos é avaliada por uma creatinina de 1,3 mg/dL. Há 18 meses este valor era de 0,9 mg/dL. Ela tem uma história de diabetes mellitus há 05 anos, dislipidemia e hipertensão arterial sistêmica bem controlada com Lisinopril, hidroclorotiazida e atenolol. Usa também glipizida e sinvastatina. Laboratório revela níveis de hemoglobina normais. Assinale o exame relacionado abaixo mais adequado para o estabelecimento do diagnóstico deste paciente:
Um homem desenvolve retenção urinária aguda e visão borrada após tomar um antidepressivo por 3 dias. Que medicação é mais provável causar tais efeitos colaterais?