Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Considerando que a paciente do caso anterior tenha sido submetida a cirurgia e o diagnóstico após a parafina tenha sido de carcinoma papilifero padrão folicular, intratireoidiano e medindo 0,9cm, a melhor conduta, entre as abaixo relacionadas, seria:

A
Realização de ablação da tireoide residual com I 131.
B
A complementação para tireoidectomia total, que deve ser realizacta sempre, após esse diagnóstico.
C
Pode ser realizada terapia supressiva com tiroxina e acompanhamento, pois trata-se de paciente jovem com diagnóstico de microcarcinoma papilffero
D
A complementação para tireoidectomia total deve ser realizada somente se a tireoglobulina estiver elevada.
E
Tireoidectomia total sempre, pois a multifocalidade no carcinoma papilifero de tireoide ocorre em mais de 95% dos casos.
Os passos da reanimação neonatal envolvem uma avaliação, uma decisão e uma ação, cujo processo é dinâmico e devem ser reavaliados a cada 20-30 segundos para instituição de passos específicos. Assinale ações comuns em toda assistência:
A sífilis congênita é considerada um dos marcadores da boa assistência dos serviços de saúde, mas, nos casos em que o acompanhamento da gestante é carente, é importante a atenção ao recém-nascido. Quanto à clínica da doença no recém-nascido, assinale a alternativa incorreta.
No atendimento ao paciente de trauma grave, a primeira medida é a obtenção de via aérea adequada. Neste aspecto, critérios de indicação de acesso devem ser observados. Nesse sentido, selecione a alternativa correta.
Um médico generalista ao consultar um paciente queixando-se de tristeza e apatia, percebe que o mesmo estaria passando por uma crise definida como Síndrome do Ninho Vazio, que possivelmente justificaria tal quadro. Em relação a esta Síndrome, pode-se considerar correta aquela que a define como:
Compartilhar