Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Paciente do sexo feminino, com 35 anos de idade, com cálculo coraliforme de 3,5 cm no rim direito. Qual a composição mais provável do cálculo e a melhor opção terapêutica?

A
Cálculo de oxalato de cálcio; nefrolitotripsia percutânea.
B
Cálculo de fosfato amoníaco magnesiano: nefrolitopsia percutânea.
C
Cálculo de fosfato amoníaco magnesiano: litotripsia extracorpórea por ondas de choque.
D
Cálculo de ácido úrico; tratamento combinado tipo “sandwich”.
E
Cálculo de cistina; litotripsia extracorpórea por ondas de choque.
Severino de 34 anos, foi vítima de ferimento abdominal por arma de fogo no quadrante superior direito há 3 meses. Há 6 dias iniciou com melena e hoje apresentou um episódio de hematêmese, quando então procura o pronto-socorro. Ao exame constata-se uma icterícia ++/4. Qual o exame de escolha para confirmar o diagnóstico?
Uma mulher de 28 anos de idade procurou o ambulatório de clínica médica, relatando que há um mês vem apresentando fadiga e fraqueza. Seu exame clínico estava nos limites normais. Nos exames laboratoriais realizados destacaram-se: cálcio sérico ionizado de 8,2 mg/dL (valores de referência: entre 4,6 mg/dL e 5,0 mg/dL); paratormônio = 96 pg/mL (valores de referência: entre 11 pg/mL e 54 pg/mL) e albumina sérica normal. Com base nesses dados, julgue o item a seguir. Nessa paciente, deve ser possível provocar facilmente a flexão do punho, a extensão das articulações interfalangianas e a adução do polegar pela manutenção da insuflação do manguito de um esfigmomanômetro (colocado no braço homolateral) e mantido cerca de 10 mmHg acima da pressão arterial diastólica, por cerca de 3 a 10 minutos.
Acerca de assistência pré-concepcional e pré-natal, julgue o próximo item. Na consulta pré-concepcional com intuito de prevenir os defeitos abertos do tubo neural, deve-se orientar a paciente a iniciar o uso de ácido fólico a partir da quarta semana de gestação.
Qual das medicações abaixo não está indicada em casos de violência sexual?
Compartilhar