Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

Paciente do sexo feminino, com 65 anos de idade, com queixa de lesão na fronte há vários anos, que lentamente vem aumentando de tamanho e ulcerou. Ao exame dermatológico, apresenta nódulo de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro, com ulceração central recoberta por crosta que, ao ser retirada, ocasiona sangramento. As bordas da lesão são translúcidas, com formações perláceas e finas telangiectasias. O diagnóstico provável é:

A
melanoma maligno.
B
carcinoma espinocelular.
C
carcinoma basocelular.
D
sarcoma epitelioide.
E
granuloma piogênico.
Algumas hérnias têm nomes específicos em função do conteúdo do saco herniário ou da localização do defeito causador. Assinale a alternativa que apresenta uma que não haja correspondência:
A etiologia da hérnia inguinal na infância está relacionada à:
Enquanto na maior parte dos adultos as cardiopatias têm origem isquêmica, em crianças as desordens cardíacas são em sua maioria de origem congênita. É considerada a cardiopatia congênita mais frequente na infância:
Mulher de 65 anos de idade, obesa, sem cirurgias abdominais prévias, com passado de cólica sabidamente biliar, apresenta quadro de dor abdominal timpanismo difuso. O RX simples de abdome mostra distensão de alças do intestino delgado, com ausência de ar nos cólons e presença de aerobilia. O diagnóstico provável desta paciente é:
Compartilhar