Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

Paciente do sexo feminino, com 65 anos de idade, com queixa de lesão na fronte há vários anos, que lentamente vem aumentando de tamanho e ulcerou. Ao exame dermatológico, apresenta nódulo de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro, com ulceração central recoberta por crosta que, ao ser retirada, ocasiona sangramento. As bordas da lesão são translúcidas, com formações perláceas e finas telangiectasias. O diagnóstico provável é:

A
melanoma maligno.
B
carcinoma espinocelular.
C
carcinoma basocelular.
D
sarcoma epitelioide.
E
granuloma piogênico.
O tabagismo é a causa evitável mais comum de morte e doença. Um terço dos indivíduos que experimentam nicotina fica dependente e apenas 3% conseguem deixar espontaneamente de fumar. Nesse cenário, existem medicamentos que podem ser utilizados no tratamento da dependência do tabaco. Assinale a alternativa que contém os principais medicamentos utilizados para esse fim.
Paciente alcoolista crônico desenvolveu quadro de vômitos, sudorese e desidratação. Após o diagnóstico de pancreatite aguda, desenvolveu confusão e taquipneia. Qual dos sintomas tem maior especificidade para o diagnóstico de abstinência alcoólica?
Em relação aos neuroblastomas é INCORRETO afirmar que:
Mulher, 69 anos, sob terapêutica com lítio há 3 anos por transtorno bipolar grave é trazida à urgência. Sua filha relata que ultimamente já não controlava a micção noturna, exigindo fraldas, e nos últimos 3 dias tornou-se muito agitada, e agora está sonolenta e confusa. Seu exame mostra alteração leve da consciência (Glasgow 11), tremores espontâneos de mãos, desidratação moderada, pressão arterial 130 x 70 mmhg. Glicemia ao acaso de 124 mg/dl, creatinina 1,8 mg/dl, Na: 152 mEq/L, K: 3,2 mEq/L. Neste momento, o diagnóstico mais provável, entre os que seguem, é:
Compartilhar