Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Reumatologia

Paciente do sexo feminino, de 33 anos, há um mês apresenta edema progressivo de membros inferiores e face. Na avaliação feita no CAIS, foram observadas, no exame de urina, hematúria ++/4, leucocitúria +/4 e proteinúria +++/4. A investigação laboratorial de causa secundária mais importante para o caso é:

A
urocultura
B
antiestreptolisina
C
glicemia de jejum
D
fator antinúcleo
Criança com 2 anos de idade apresenta febre persistente, linfonodomegalia e hepatoesplenomegalia. Hemograma demonstra anemia, leucopenia e plaquetopenia. Aspirado de medula óssea afastou a hipótese de leucemia. Foi então pensado em síndrome hemofagocítica. Para esse diagnóstico, espera-se encontrar:
Assinale a alternativa que apresenta drogas antiepiléticas de uso contínuo que podem ser efetivas no tratamento profilático para a prevenção de recidivas de convulsão febril.
Com relação ao hemangioma da infância, é correto afirmar:
Em relação às intoxicações exógenas e seus antídotos, correlacione os antídotos (coluna da esquerda) com a intoxicação exógena correspondente (coluna da direita). 1. Flumazenil. 2. N-acetilcisteína. 3. Octreotide. 4. Cálcio. 5. EDTA. ( ) Chumbo. ( ) Paracetamol. ( ) Sulfunilureia. ( ) Hipermagnesemia. ( ) Venlafaxina. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Compartilhar