Paciente do sexo masculino, 27 anos, branco, com história de edema progressivo há 2 meses. Ao exame clínico, normotenso em anasarca, sem outras alterações.
Exames laboratoriais: Creatinina normal
Urina I - proteinúria 4,6 g/l
Hemácia > 100 p/campo com dismorfismo eritrocitário presente
Leucócitos 8 p/campo
Proteinúria de 24 horas = 7g/24 horas
Albumina sérica = 1,9 g/l
Sorologia: hepatite B, HIV, LED (-)
Hipótese diagnóstica:
Ao nascer, a maioria dos recém-nascidos com infecção congênita por citomegalovírus é:
Menino de 10 anos apresenta, há 3 dias, febre, adinamia e diminuição da acuidade visual do olho direito, que veio para a frente (sic). Exame físico: edema e eritema palpebrais à direita, com proptose, quemose, hiperemia conjuntival e diminuição da motilidade ocular extrínseca. A hipótese diagnóstica correta é:
A coarctação da aorta é uma má formação cardíaca que ocorre em aproximadamente 7% dos nascidos vivos com diagnóstico de cardiopatia congênita e pode estar associada a alguma síndrome. Dentre as opções abaixo, assinale a alternativa CORRETA para a síndrome a com maior frequência de associação à coarctação da aorta.
Criança de 10 meses de idade, previamente hígida, comparece ao pronto-socorro com sinais de febre e coriza há 2 dias. Em exame clínico observa-se taquicardia, dispneia e ao RX de tórax apresentou aumento da área cardíaca; área pulmonar normal. A suspeita clínica foi de miocardite. Assinale a alternativa CORRETA quanto aos próximos exames complementares a serem solicitados.