Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Nefrologia

Paciente do sexo masculino, 27 anos, branco, com história de edema progressivo há 2 meses. Ao exame clínico, normotenso em anasarca, sem outras alterações. Exames laboratoriais: Creatinina normal Urina I - proteinúria 4,6 g/l Hemácia > 100 p/campo com dismorfismo eritrocitário presente Leucócitos 8 p/campo Proteinúria de 24 horas = 7g/24 horas Albumina sérica = 1,9 g/l Sorologia: hepatite B, HIV, LED (-) Hipótese diagnóstica:

A
GNDA
B
lesões mínimas glomerulares
C
síndrome nefrótica idiopática provável membrana proliferativa
D
glomerulopatia membranosa
E
síndrome nefrítica aguda
Paciente feminina, 43anos, obesa, apresentase ao pronto socorro com quadro de dor abdominal de início súbito há 4 dias, localizada em hipocôndrio direito, de forte intensidade, piorando com a ingesta de alimentos gordurosos. Ao exame físico, apresenta frequência cardíaca de 102bpm, freqüência respiratória de 18 mrpm, pressão arterial de 120/80 mmHg, temperatura de 38,5º. C, com calafrios. As mucosas encontram-se úmidas e ictéricas. Ao exame do abdomem, interrompe-se a inspiração por dor durante a palpação profunda do hipocôndrio direito. A paciente traz consigo ecografia abdominal, que demonstra colelitíase, com vários cálculos dentro da vesícula biliar, e dilatação da árvore biliar intra-hepática e do ducto colédoco, com imagem sugestiva de cálculo impactado em sua porção distal. Considerando o caso clínico acima, é correto afirmar:
Um paciente de 64 anos vinha fazendo rastreamento para o câncer de próstata anualmente. Apresentava queixas de sintomas obstrutivos do trato urinário inferior de discretas para moderadas. O PSA oscilava em torno de 1,0. O toque retal mostrava próstata e 30 g, lisa, parenquimatosa, sem nódulos. No último retorno, um ano após o último exame, os sintomas praticamente não se alteraram. O toque retal mostrou a próstata com as mesmas características anterior e o PSA 2,4. Com esses dados, qual seria a sua conduta?
Todos os itens a seguir são requícios do sistema vascular hialoideo EXCETO:
Lactente, 18 dias de vida, passa a apresentar vômitos não biliosos, após as mamadas sente fome e quer mamar após os vômitos. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar