Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Paciente do sexo masculino, 35 anos, atendido em consulta ambulatorial de rotina, assintomático, tabagista, apresenta-se com PA 153/93 mmHg (média de duas medidas) e IMC 28 Kg/m². Seu eletrocardiograma é normal. Segundo a V Diretriz Brasileira de Cardiologia, qual seu estágio atual da pressão arterial? Qual é a melhor abordagem inicial para o caso?

A
Pressão arterial limítrofe e nenhuma orientação adicional.
B
Hipertensão arterial estágio 1 e modificações no estilo de vida.
C
Hipertensão arterial estágio 1 e modificações no estilo de vida acompanhado de tratamento medicamentoso anti-hipertensivo (monoterapia).
D
Hipertensão arterial estágio 2 e modificações no estilo de vida.
E
Hipertensão arterial estágio 2 e modificações no estilo de vida acompanhado de tratamento medicamentoso anti-hipertensivo (terapia combinada).
Dentre os tumores congênitos de segmento lateral do pescoço, qual apresenta outra possibilidade de tratamento que não a cirurgia?
Mulher de 55 anos foi submetida à tireoidectomia total devido a carcinoma papilífero. Após um mês da cirurgia, a voz da paciente ficou grossa e baixa. A videolaringoscopia realizada após a cirurgia evidenciou edema de Reinke e mobilidade das cordas vocais normais. Nesse caso, a causa menos associada à atual condição dessa paciente é:
Quanto ao trauma pediátrico, é correto afirmar que:
Paciente do sexo masculino, 64 anos, raça negra, canhoto, 110kg, diabético e hipertenso, com perda progressiva da função renal. No momento possui clearence de creatinina de 15ml/min, mantendo-se este, em queda. Paciente possui todas as veias dos membros superiores pérveas e de bom calibre, assim como pulsos amplos e cheios ao exame físico dos membros superiores. A ecografia vascular confirmou tais informações. O acesso de eleição para confecção da fístula neste paciente é:
Compartilhar