Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Paciente do sexo masculino, 35 anos, atendido em consulta ambulatorial de rotina, assintomático, tabagista, apresenta-se com PA 153/93 mmHg (média de duas medidas) e IMC 28 Kg/m². Seu eletrocardiograma é normal. Segundo a V Diretriz Brasileira de Cardiologia. Os seguintes exames complementares são considerados na rotina de avaliação inicial dos pacientes hipertensos, EXCETO:

A
MAPA.
B
Urina tipo 1.
C
Eletrocardiograma.
D
Creatinina e potássio plasmático.
E
Glicemia de jejum.
Criança e três anos e 6 meses, com história de tosse produtiva há quinze dias, inaptência, febre não aferida e tumefação cervical à direita. Ao exame físico, mostra-se emagrecida, percentil 10 do gráfico de crescimento e desenvolvimento, gânglio de 2,5 cm de diâmetro na região cervical à direita. Ausculta pulmonar comn estertores crepitantes na base do hemitórax direito. Fígado a 4 cm do rebordo costal direito. Restante sem anormalidades. Diante do relato, assinale a principal hipótese diagnóstica e a conduta complementar:
Num paciente atendido em via pública, com fratura simples de membro inferior, trauma torácico, turgência de jugulares; queda acentuada da pressão arterial; murmúrio vesicular presente e normal bilateralmente, e abafamento de bulhas. A conduta de emergência será:
Qual a droga de escolha para tratamento das tromboses venosas profundas?
Quanto ao diabetes gestacional, podemos afirmar:
Compartilhar