Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Paciente do sexo masculino, 35 anos, atendido em consulta ambulatorial de rotina, assintomático, tabagista, apresenta-se com PA 153/93 mmHg (média de duas medidas) e IMC 28 Kg/m². Seu eletrocardiograma é normal. Segundo a V Diretriz Brasileira de Cardiologia. Os seguintes exames complementares são considerados na rotina de avaliação inicial dos pacientes hipertensos, EXCETO:

A
MAPA.
B
Urina tipo 1.
C
Eletrocardiograma.
D
Creatinina e potássio plasmático.
E
Glicemia de jejum.
Paciente de 4 anos de idade da entrada no ambulatório apresentando massa palpável em QSD, hematúria e hipertensão. Qual o diagnóstico provável?
Em relação à febre na criança, é INCORRETO afirmar:
Menina, 9 anos, apresenta retardo moderado do desenvolvimento psicomotor, crises tônicas generalizadas em sono, mioclonias multifocais em vigília e crises atônicas com queda súbita ao solo. Há história de sofrimento perinatal, Apgar 3 no primeiro minuto e 5 no quinto minuto. O EEG evidencia descargas generalizadas na forma de complexos ponta-onda a 2.0-2.5 Hz. Qual a provável síndrome epiléptica e qual a melhor opção terapêutica neste caso?
A Convulsão Febril constitui uma das manifestações neuropediátricas mais frequentes caracterizando uma emergência. Marque a alternativa INCORRETA.
Compartilhar