Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Otorrinolaringologia

Paciente do sexo masculino, 40 anos, com tontura rotatória acompanhada de zumbidos e hipoacusia à esquerda, há 30 dias. Tabagista de um maço por dia e hipertensão arterial sistêmica leve. São prováveis diagnósticos EXCETO:

A
síndrome de Meniere
B
neurite vestibular
C
neurinoma do acústico
D
surdez súbita
E
labirintopatia metabólica
Podemos afirmar que é correto:
Mulher de 52 anos apresenta ganho de peso (8 kg em 2 meses), sonolência, constipação intestinal e dores articulares difusas. Deu entrada no pronto-socorro com quadro de síncope e hemodinamicamente estável. Exames laboratoriais: TSH 8 µIU/ml (0,34-4,25 µIU/ml), T4-livre 0,5 ng/dl (0,8-1,7 ng/dl), sódio 114 mEq/L, potássio 3,6 mEq/L, ureia 40 mg/dl, creatinina 1,0 mg/dl e glicemia 100 mg/dl. Sobre a hiponatremia, assinale o diagnóstico e o tratamento corretos.
Menino com 7 meses de idade é levado pela mãe a Unidade Básica de Saúde em consulta de Puericultura. A mãe está preocupada, pois acha que ele é mais lento que os irmãos. Após anamnese detalhada, o pediatra realizou o exame físico e afirmou que o exame neurológico e o desenvolvimento neuropsicomotor estavam condizentes com a idade. O que o pediatra observou em relação a linguagem, motricidade, comportamento adaptativo e reflexos arcaicos, respectivamente, para fazer tal afirmação?
O ritmo central, habitualmente em frequência alfa, mais evidente em adultos e bloqueado unilateralmente com a execução de movimento da extremidade (em geral membro superior) contralateral, chama-se:
Compartilhar