Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Paciente do sexo masculino, 42 anos, morador da zona rural, vítima de acidente ofídico crotálico há 48 horas, deu entrada no Pronto-Socorro do Hospital de Doenças Tropicais trazido por familiares. Apresenta mialgia, sonolência, diminuição do volume urinário e urina de cor “marrom”. Ao exame, ptose palpebral, desidratação +/4, pressão arterial de 110/80 mmHg e sem edema. O diagnóstico mais provável da insuficiência renal é:

A
necrose tubular aguda por rabdomiólise
B
insuficiência renal aguda pré-renal
C
glomerulonefrite pós-infecciosa
D
necrose cortical aguda
Sr. João de 58 anos faz dosagem de antígeno prostático específico (PSA) e tem elevação progressiva na dosagem do antígeno. Procura o urologista que faz uma biópsia que foi positiva para câncer. Com relação ao câncer de próstata nesta situação podemos afirmar EXCETO:
Ricardo de 25 anos sofreu ferimento por arma branca na zona II da região cervical. Ao exame apresentava disfonia, enfisema subcutâneo e sangramento importante. Qual a conduta preconizada?
Ana Maria de 25 anos procura cirurgião com o resultado do anatomopatológico (AP) de uma lesão pigmentada da mão direita, retirada por biópsia excisional em outro serviço. O AP evidencia lesão pigmentada de 2,0 x 1,0 cm com melanoma maligno invadindo a derme papilar com Breslow de 0,75 cm e Clarck IV com margens de 1 cm livre. Qual deve ser a conduta?
A clássica tríade de Virchow, relacionada à etiopatogenia do tromboembolismo venoso consta dos seguintes fatores:
Compartilhar