Questões na prática

Dermatologia

Paciente do sexo masculino, 42 anos, compareceu ao ambulatório de dermatologia com queixa de dor e calor na perna direita. Ao exame dermatológico, apresentava comprometimento de extensa área no membro inferior direito que se encontrava edemaciado, eritematoso e quente. Além disso, apresentava tinha interdigital entre o terceiro e quarto pododáctilo e linfadenomegalia inguinal à direita. O quadro cutâneo estava associado a sintomas gerais de febre (39°C) e calafrios.De acordo com o caso clínico descrito, marque a alternativa incorreta:

A
A erisipela é geralmente causada pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A.
B
O caso descrito pode evoluir com bolhas associadas, sendo denominada erisipela bolhosa.
C
O paciente acima não apresentava fator de risco para o desenvolvimento dessa dermatose causada por bactéria.
D
O linfedema ou mesmo a elefantíase podem ocorrer como conseqüência dos surtos recidivantes.
E
A droga de escolha para o tratamento é a penicilina.
Homem, 62a, tabagista e ex-etilista, apresenta disfonia progressiva e odinofagia há 6 meses. Exame físico: linfonodomegalia cervical nível III à esquerda. O DIAGNÓSTICO CLÍNICO, OS EXAMES DE ESTADIAMENTO E DE CONFIRMAÇÃO DIAGNÓSTICA SÃO:
Mariana, 13 anos, chega ao ambulatório queixando-se de "dor no joelho", preocupada em participar da maratona para qual vem se preparando "há meses". O exame físico revela dor mal localizada na face anterior do joelho direito, sem sinais flogísticos, crepitações ou quaisquer outros sinais. A radiografia não evidenciou anormalidades. Com base na principal hipótese diagnóstica, é CORRETO afirmar que:
Dentre os transtornos somatiformes (mimetizam doenças clínicas ou doenças neurológicas), assinale a alternativa INCORRETA:
Menino de 2 anos previamente hígido, foi trazido à emergência pediátrica por apresentar uma crise convulsiva tônico-clônica generalizada em vigência de febre. Quando chegou, não estava mais convulsionando. A mãe refere que o filho estava com quadro de IVAS e com febre há 1 dia. Na história familiar, o pai teve episódio de crise convulsiva febril na infância. Em relação à conduta a ser seguida, avalie as seguintes assertivas: I - Administrar antitérmico e tranquilizar a mãe quanto à evolução benigna do caso. II - Administrar Diazepan via retal para evitar novas crises. III - Manter o paciente em observação por 24 horas e solicitar eletroencefalograma. Quais estão CORRETAS?
Compartilhar