Questões na prática

Dermatologia

Paciente do sexo masculino, 42 anos, compareceu ao ambulatório de dermatologia com queixa de dor e calor na perna direita. Ao exame dermatológico, apresentava comprometimento de extensa área no membro inferior direito que se encontrava edemaciado, eritematoso e quente. Além disso, apresentava tinha interdigital entre o terceiro e quarto pododáctilo e linfadenomegalia inguinal à direita. O quadro cutâneo estava associado a sintomas gerais de febre (39°C) e calafrios.De acordo com o caso clínico descrito, marque a alternativa incorreta:

A
A erisipela é geralmente causada pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A.
B
O caso descrito pode evoluir com bolhas associadas, sendo denominada erisipela bolhosa.
C
O paciente acima não apresentava fator de risco para o desenvolvimento dessa dermatose causada por bactéria.
D
O linfedema ou mesmo a elefantíase podem ocorrer como conseqüência dos surtos recidivantes.
E
A droga de escolha para o tratamento é a penicilina.
Um lactente de 16 meses estava com febre há duas horas. A mãe referiu que subitamente a criança apresentou uma crise convulsiva tônico-clônica generalizada com duração de três minutos. Ao chegar ao hospital, após dez minutos do fim da crise, o exame físico do paciente era normal, exceto pela febre (38°C). É correto afirmar que:
Entre as causas de insuficiência cardíaca no período neonatal, não é provável
Um paciente de 60 anos é portador de doença ulcerosa péptica gástrica de longa data. Já realizou mais de 15 endoscopias nos últimos 30 anos. Apresentou um episódio de hemorragia digestiva alta por úlcera gástrica há 02 anos. Há 20 dias realizou uma nova endoscopia que evidenciou uma nova úlcera pré-pilórica. A biópsia foi negativa para neoplasia e para a coloração de giemsa. Sua dosagem sérica de gastrina está normal. Sua esposa deseja que o paciente realize uma cirurgia com menor mortalidade. A melhor escolha do seu médico é:
Qual a principal causa de delirium pós-operatório em pacientes idosos?
Compartilhar