Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Paciente do sexo masculino, 45 anos, com história de cólicas nefréticas de repetição há pelo menos 10 anos. Vem à consulta com os seguintes exames: creatinina plasmática- 0,9 mg/dl, cálcio sérico- 9,0 mg/dl e urina de 24 horas com volume de 1800 ml, cálcio urinário- 380 mg/dia (valor de referência- até 300 mg/dia) e citratúria de 589 mg/dia (valor de referência- acima de 320 mg/dia). Todas as medidas abaixo podem ser utilizadas no tratamento, EXCETO:

A
Ingestão hídrica maior que dois litros ao dia.
B
Diurético tiazídico.
C
Aumento da ingestão de sucos cítricos, como suco de laranja ou limão.
D
Restrição moderada da ingestão de sal e proteínas de origem animal.
E
Restrição da ingestão diária de cálcio (menor que 500 mg/dia).
No tratamento da depressão em pacientes cardíacos recomenda-se o uso de:
A classe de fármacos que apresenta a maior prevalência de eventos adversos em idosos é:
O processo de trabalho do médico em saúde mental vem sofrendo rápidas mudanças induzidas pelas políticas de saúde propostas e implantadas pela Reforma Psiquiátrica. Os leitos psiquiátricos no Brasil foram reduzidos de 72.514 em 1996 para 32.681 em 2010. Ao mesmo tempo os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) foram ampliados de 295 em 2000 para 1.650 em 2011. Esses processos de mudança resultam em:
Um paciente de 23 anos refere episódios súbitos e recorrentes de taquicardia, sudorese e dispneia, com parestesia de extremidades e sensação de opressão torácica. Refere ainda que nestes episódios apresenta sensação de irrealidade e de estar distante de si mesmo. Qual é o diagnóstico mais provável deste paciente?
Compartilhar