Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Paciente do sexo masculino, 45 anos, com história de cólicas nefréticas de repetição há pelo menos 10 anos. Vem à consulta com os seguintes exames: creatinina plasmática- 0,9 mg/dl, cálcio sérico- 9,0 mg/dl e urina de 24 horas com volume de 1800 ml, cálcio urinário- 380 mg/dia (valor de referência- até 300 mg/dia) e citratúria de 589 mg/dia (valor de referência- acima de 320 mg/dia). Todas as medidas abaixo podem ser utilizadas no tratamento, EXCETO:

A
Ingestão hídrica maior que dois litros ao dia.
B
Diurético tiazídico.
C
Aumento da ingestão de sucos cítricos, como suco de laranja ou limão.
D
Restrição moderada da ingestão de sal e proteínas de origem animal.
E
Restrição da ingestão diária de cálcio (menor que 500 mg/dia).
Em adultos jovens, o nódulo cervical anterior encontrado frequentemente na linha média entre o mento e a cartilagem tireoide é o:
Quais são os tumores abdominais mais frequentes em pediatria ?
A patogênese da formação de um aneurisma é complexa. A maior parte esta associado a aterosclerose. Em relação aos aneurismas de aorta abdominal, assinale a assertiva correta:
Paciente do sexo masculino, de 64 anos de idade, relata 2 anos de evolução de dor distal em membros inferiores, desencadeada aos esforços. A dor inicia após 300 metros de deambulação no plano e alivia ao repouso. História de hipertensão arterial em uso de propranolol e dislipidemia em uso de rosuvastatina. Ao exame apresenta cianose distal de membros inferiores e pulsos pediosos e poplíteos reduzidos. Em relação ao caso é correto afirmar que:
Compartilhar