Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Paciente do sexo masculino, 45 anos, branco, refere emagrecimento, poliúria, polifagia e polidipsia há 40 dias. Tabagista e hipertenso há 3 anos. Sem outros antecedentes. Pai diabético, mãe hipertensa e coronariopata (IAM aos 50 anos). Medicações em uso: enalapril 40 mg/dia. Exame físico: IMC: 34 kg/m²; CA: 111 cm, PA: 120 x 80 mmHg, FC: 88 bpm; demais, sem alterações. Assinale a afirmativa CORRETA:

A
O diagnóstico de diabetes mellitus pode ser realizado por GTTO com valor de 2 horas, superior a 140 mg%.
B
A obesidade, por si só, justifica o tratamento com medicamentos do tipo anfetaminas.
C
O diagnóstico de diabetes mellitus pode ser realizado quando a glicemia ao acaso for superior a 140 mg%.
D
O diagnóstico de diabetes mellitus pode ser realizado por GTTO com valor de 2 horas, superior ou igual a 200 mg%.
E
O diagnóstico de diabetes mellitus pode ser realizado com dosagem de 2 glicemias de jejum superiores ou iguais a 140 mg%.
Um rapaz de 19 anos foi esfaqueado no epigástrio em briga de rua. Após limpeza com soro fisiológico e debridamento do tecido desvitalizado, observou-se que o ferimento era profundo e tinha restos da camisa do paciente. A respeito da profilaxia do tétano neste paciente, é correto afirmar:
Dentre as várias técnicas cirúrgicas para tratamento da Obesidade Mórbida, existem as técnicas restritivas e as restritivas-disabsortivas. Das opções abaixo, qual delas é apenas restritiva?
Em relação às infecções pós-operatórias pode-se afirmar que:
Uma criança de 2 anos de idade é levada a você porque se recusa a usar o braço direito. Há dor ao toque e ela não segura objetos com a mão esquerda. Negam trauma, mas recentemente a mãe puxou o seu braço quando ela se recusou a subir as escadas. A conduta a ser tomada no caso relatado na questão é:
Compartilhar