Paciente do sexo masculino, 45 anos, vítima de acidente automobilístico, por apresentar hematoma intra-hepático, sem hemoperitônio ou necessidade de procedimento operatório, é acompanhado com tomografia computadorizada. Oito dias após, evolui com icterícia, dor no quadrante superior direito, mal estar e melena. O exame a ser realizado e o provável diagnóstico são, respectivamente:
A
hemogramas seriados / colangite.
B
ultrassonografia abdominal / colecistite aguda.
C
tomografia computadorizada do abdome / abscesso hepático.
D
angiografia de artéria hepática / fístula arteriovenosa.
E
endoscopia digestiva alta / hemobilia.
Outras questões
Mulher, 19a, previamente hígida, é admitida em Ambulatório para investigação após a ocorrência de 3 episódios de pancreatite aguda nos últimos 6 meses. Nega: etilismo, uso de medicações pancreatotóxicas, histórico familiar de casos semelhantes. Em duas ultrassonografias de abdome recentes, não foram observadas alterações em vesícula ou vias biliares intra e extra-hepáticas. Assinale a alternativa correta:
Homem de 35 anos está em sua primeira crise de cólica renal. TC abdome/pelve: cálculo ureteral proximal de 5 mm, sem sinais obstrutivos. A conduta inicial mais apropriada é
Recém nascido de 24 horas, prematuro de 35 semanas, portador de sindorme de Down, apresenta vômitos biliosos há 12 horas. Está na UTI neonatal em hidratação venosa e sonda orogástrica com drenagem biliosa. Há relato de polidrâmnio materno. O exame abdominal não revelou anormalidades. Não evacuou e somente eliminou pequena quantidade de mecônio no toque retal. RX simples de abdome evidencia o sinal da dupla bolha. Este quadro indica o diagnóstico de:
Homem, 72 anos, apresenta em ultrassonografia (USG) abdominal de rotina aneurisma de aorta abdominal infrarrenal, sacular com 3,5cm de diâmetro. A conduta mais adequada é: