Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Paciente do sexo masculino, 45 anos, vítima de acidente automobilístico, por apresentar hematoma intra-hepático, sem hemoperitônio ou necessidade de procedimento operatório, é acompanhado com tomografia computadorizada. Oito dias após, evolui com icterícia, dor no quadrante superior direito, mal estar e melena. O exame a ser realizado e o provável diagnóstico são, respectivamente:

A
hemogramas seriados / colangite.
B
ultrassonografia abdominal / colecistite aguda.
C
tomografia computadorizada do abdome / abscesso hepático.
D
angiografia de artéria hepática / fístula arteriovenosa.
E
endoscopia digestiva alta / hemobilia.
Útero de Couvelaire é uma complicação que pode ocorrer em 20% dos casos de descolamento prematuro de placenta. Caracteriza-se por:
Paciente, 35 anos de idade, negra, nuligesta, obesa, diabética e tabagista, vem ao consultório médico para avaliação de rotina. Nega fluxo patológico genital. Refere fluxo menstrual de 28 a 30 dias/3 a 5d/++. Ao exame físico, TA: 120 x 70 mmHg, PR: rítmico e cheio, com 65 bpm. Abdome plano flácido e não doloroso à palpação. Trouxe preventivo normal. USG: útero aumentado de volume à custa de 2 nódulos miomatosos, um subseroso e outro intramural, medindo o maior 2,0 cm x 1,8 cm. Volume uterino de 126 cm³. Ovários de volume e ecotextura habituais. Deseja engravidar futuramente. Em relação aos dados epidemiológicos, dos apresentados pela paciente não se correlaciona com aumento na incidência do mioma:
Paciente, 32 anos de idade, G1P0A0, com gestação de 31 semanas, vem ao pré-natal referindo que apresentou palpitações, pele quente, insônia, perda de peso, aumento da tireoide e exoftalmia. Traz exames com Ht: 34%, Hb: 11 g%, TSH: 0,001, T4 livre: aumentado. Ultrassonografia obstétrica, IG: 31 semanas e 2 dias, ILA: 95 mm, placenta - grau 1, peso fetal de 1000 g, apresenta aumento das medidas da tireoide fetal. Vem em uso de Propiltiouracil (PTU) 400 mg/dia. Das drogas utilizadas no tratamento do hipertireoidismo na gestação, a que está relacionada à aplasia cútis, à atresia cloacal e esofágica é:
Paciente, 24 anos de idade, G2P1A0, com gestação de 12 semanas, vem ao pré-natal referindo cansaço e tontura. Queixa-se, ainda, de náuseas e vômitos eventuais. Trouxe exames com Ht: 30%, Hb: 10, 2 g%, VCM e HCM diminuídos e RDW de 15,8%. Com a reposição adequada, espera-se que os níveis de hemoglobina aumentem semanalmente de:
Compartilhar