Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Paciente do sexo masculino, 45 anos, vítima de acidente automobilístico, por apresentar hematoma intra-hepático, sem hemoperitônio ou necessidade de procedimento operatório, é acompanhado com tomografia computadorizada. Oito dias após, evolui com icterícia, dor no quadrante superior direito, mal estar e melena. O exame a ser realizado e o provável diagnóstico são, respectivamente:

A
hemogramas seriados / colangite.
B
ultrassonografia abdominal / colecistite aguda.
C
tomografia computadorizada do abdome / abscesso hepático.
D
angiografia de artéria hepática / fístula arteriovenosa.
E
endoscopia digestiva alta / hemobilia.
No processo de doação e captação de órgãos de doador falecido para transplante, um dos passos primordiais é o diagnóstico de morte encefálica. De acordo com a legislação vigente, assinale a alternativa correta.
Paciente, 52 anos de idade, G4P3A1, queixa-se de sangramento pós-coital há 7 meses. Relata, ainda, fluxo genital com mau cheiro há 15 dias. Coitarca aos 15 anos. Relata passado de sífilis e ser tabagista desde os 17 anos, fumando atualmente uma carteira por dia. Ao exame físico, TA: 100 X 70 mmHg, PR: 80 bpm. Exame segmentar sem alterações. Exame especular revela lesão exofítica de 2,0 cm em lábio anterior do colo uterino. Considerando-se a história clínica e os achados referidos, o próximo passo na avaliação da paciente é:
As convulsões febris são uma das manifestações neuropediátricas mais frequentes. Em relação às convulsões febris, assinale a alternativa incorreta.
Com relação à anastomose espleno-renal distal para tratamento da hipertensão portal pode-se afirmar que:
Compartilhar