Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Paciente do sexo masculino, 47 anos de idade, com história de cirrose hepática, foi internado na enfermaria de clínica médica. Ao exame físico apresenta-se sonolento, desorientado no tempo e no espaço, com flapping. Apresenta aranhas vasculares em tronco e membros superiores, hipotrofia muscular e edema de MMII (++/4+). Ao exame físico do abdome nota-se circulação colateral, hérnia umbilical e manobra de macicez móvel positiva. Foram realizados os seguintes exames laboratoriais: albumina 2,2 g/dl; AST 110 U/l (valor de referência até 30 U/l); ALT 60 U/l (valor de referência até 30 U/l); bilirrubina total 4,1 mg/dl, TAP 45%; Na 135 mEq/L; K 3,8 mEq/L; creatinina 1,5 mg/dl; ureia 48 mg/dl. Os achados do líquido ascítico incluem 650 leucócitos/mm³ (60% polimorfonucleares); proteína total de 0,8 g/dl e albumina de 0,4 g/dl. A cultura do líquido ascítico ainda está em andamento. Em relação ao caso acima, assinale a alternativa INCORRETA:

A
A análise do líquido ascítico é compatível com diagnóstico de peritonite bacteriana espontânea e, portanto, o paciente deve receber tratamento com cefalosporina de 3ª geração.
B
O paciente apresenta alterações ao exame físico que são compatíveis com encefalopatia hepática. A insuficiência renal e a presença de infecções são fatores precipitantes dessa complicação da cirrose hepática.
C
Os níveis séricos elevados de bilirrubinas e transaminases e o prolongamento do tempo de protrombina, ajudam a avaliar o prognóstico do paciente.
D
A taxa de recorrência da peritonite bacteriana espontânea é elevada, portanto, após o fim do tratamento, esse paciente deverá receber profilaxia secundária com quinolona.
E
A paracentese terapêutica com reposição de albumina pode ser utilizada para tratar a ascite do paciente.
Mulher de 35 anos, tabagista, apresentou hematúria macroscópica e a cistoscopia revelou lesão vesical de 3 cm. A ressecção desta lesão revelou tratar-se de carcinoma de células transicionais de baixo grau, sem comprometimento do detrusor. Qual a sequência deste tratamento?
Em qual das patologias abaixo deve ser indicada cirurgia pelo risco de malignização?
Aponte a alternativa CORRETA.
Paciente do sexo masculino, 6 meses de vida, dá entrada no pronto socorro apresentando dor e distensão abdominal associada a vômitos há 1 dia. Mãe refere que o paciente alimentava-se normalmente (leite integral em pó e "massa de macaxeira") até o início dos sintomas. Nega febre. Ao exame físico, a paciente se encontra chorosa (choro paroxístico), desidratada e levemente dispneica. Seu abdome é distendido, de difícil palpação devido a dor. Palpa-se com dificuldade estrutura semelhante a massa alongada em flanco e hipocôndrio direito. Ruídos hidroaéreos aumentados em volume e frequência. Após o toque retal, a paciente apresentou episódio de diarreia com sangue, em "geleia de framboesa". Assinale a alternativa INCORRETA:
Compartilhar