Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Endocrinologia

Cardiologia

Paciente do sexo masculino, 48 anos, com índice de massa corpórea (IMC) = 34 kg m2, circunferência abdominal = 106 cm e glicemia de jejum = 115 mg/dl. Com base nos dados e nos conhecimentos sobre o tema, é correto a?rmar:

A
O paciente apresenta obesidade grau II e esteato-hepatite não alcoólica.
B
Levando em consideração o IMC, a circunferência abdominal e a glicemia, pode-se diagnosticar diabetes mellitus tipo 2.
C
A presença de intolerância à glicose sinaliza insuficiência pancreática endógena.
D
Trata-se de um paciente com aumento da insulino-resistência, porém sem déficit de secreção de insulina.
E
Levando em consideração o IMC, a circunferência abdominal e a glicemia, pode-se diagnosticar síndrome metabólica.
Criança de dois anos é atendida com quadro de infecção respiratória aguda. Segundo a mãe, o quadro teve início há dois dias, com tosse, coriza e febre. Exame físico: bom estado geral, ativa, hidratada, FR: 35 ipm, FC: 100 bpm, sem tiragem, roncos esparsos, hiperemia de orofaringe, otoscopia com membrana timpânica hiperemiada, translúcida e com movimentos. A conduta indicada é:
Um lactente de dois meses de vida apresentou crise convulsiva generalizada de curta duração associada à febre. Apesar de o episódio ter se repetido no dia seguinte, a família não se preocupou porque os dois outros filhos já tinham tido convulsões febris. Do ponto de vista neurológico, o mais provável é que se trate de convulsão:
Qual das cardiopatias congênitas não produz sobrecarga de volume?
Paciente proveniente de Goiás apresenta disfagia progressiva e perda ponderal. Reação de Machado-Guerreiro positiva. Realizado esofagografia que demonstrou dilatação do esôfago de 8 cm e retenção do contraste. É correto afirmar que:
Compartilhar