Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Endocrinologia

Cardiologia

Paciente do sexo masculino, 48 anos, com índice de massa corpórea (IMC) = 34 kg m2, circunferência abdominal = 106 cm e glicemia de jejum = 115 mg/dl. Com base nos dados e nos conhecimentos sobre o tema, é correto a?rmar:

A
O paciente apresenta obesidade grau II e esteato-hepatite não alcoólica.
B
Levando em consideração o IMC, a circunferência abdominal e a glicemia, pode-se diagnosticar diabetes mellitus tipo 2.
C
A presença de intolerância à glicose sinaliza insuficiência pancreática endógena.
D
Trata-se de um paciente com aumento da insulino-resistência, porém sem déficit de secreção de insulina.
E
Levando em consideração o IMC, a circunferência abdominal e a glicemia, pode-se diagnosticar síndrome metabólica.
Em relação às cardiopatias congênitas, são apresentadas as assertivas a seguir: I. A comunicação interventricular é a cardiopatia congênita acianótica mais prevalente. II. Pais portadores de cardiopatia congênita têm risco maior que a população geral de terem filhos com malformação cardíaca. III. No caso de pais hígidos e um filho com cardiopatia congênita, não existe risco aumentado de ocorrência de malformação cardíaca em próximas gestações. Qual é a alternativa correta?
Pais de menina de 24 meses informam que a filha fala apenas 5 a 10 palavras juntas, apesar de lhe ensinarem com frequência. Brinca sozinha, ainda que na presença de outras crianças. Em relação ao caso, são apresentadas as assertivas a seguir: I. Falar 2 ou 3 palavras juntas, aceitar outras crianças, mas brincar isoladamente são marcos esperados nesta idade; II. O teste Denver II não pode ser aqui utilizado, pois é programado para crianças de até 12 meses; III. A conduta correta é iniciar investigação neuropsicológica para estimular o desenvolvimento precoce da menina. Qual a alternativa correta?
Menino,10 anos, apresenta irritabilidade, queda do desempenho escolar, pouca reação para estímulos positivos ou negativos, desinteresse em atividades anteriormente prazerosas, lentidão de movimentos, forte inapetência e perda de peso. Exame clínico e exames subsidiários estão dentro da normalidade. Considerando o diagnóstico psiquiátrico mais provável, qual é a conduta terapêutica medicamentosa indicada?
RN via parto vaginal, 38 semanas de gestação, 3500g e apgar 8. Recebeu assistência de rotina no berçário (aspirado com sonda nasogástrica, nitrato de prata 1% em ambos os olhos, corante duplo no coto umbilical e vacina anti-hepatite B). Com 6 horas de vida, apresentou importante edema palpebral com hiperemia e leve secreção ocular. A conduta mais adequada é:
Compartilhar