Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Cardiologia

Paciente do sexo masculino, 50 anos, apresentando dor retroesternal há 4 semanas com investigação cardiológica normal. Nesse caso, qual exame solicitar e por quê?

A
Mais de uma correta.
B
Endoscopia Digestiva Alta para investigação de esofagite.
C
PHmetria de 24 horas para investigação de refluxo gastro-esofágico com sintoma atípico.
D
Manometria esofágica para investigação de distúrbio de motilidade (esôfago em quebra-nozes e espasmo difuso do esôfago).
E
Iniciar tratamento clínico com bloqueador de canal de cálcio ou vasodilatador, pois estão indicados tanto para isquemia miocárdica quanto para distúrbios de motilidade esofágica.
Mulher, 78 anos de idade, é trazida ao pronto atendimento pelo filho, referindo que ela apresentava esquecimento progressivo nos últimos 3 anos, além de não saber o dia da semana ou mês. Há 3 dias, iniciou quadro de diminuição da concentração, agressividade, pensamentos incoerentes com oscilação destes sintomas ao longo do dia. Ao exame clínico, apresentava-se corada, hidratada, afebril, eupneica, desorientada, com agitação psicomotora. Sem outras alterações no exame. A melhor opção terapêutica para o quadro agudo desta paciente é:
Em qual das situações abaixo o desnutrido pode ser tratado ambulatorialmente?
Os eventos habituais no desenvolvimento puberal normal, em ordem de surgimento, são:
Paciente com 38 anos apresenta dor crônica em face posterior de antebraço direito, diminuição de força de extensão dos dedos, mas sem alteração de sensibilidade. Sendo indicado tratamento cirúrgico, qual dos procedimentos abaixo seria o mais compatível com o quadro apresentado?
Compartilhar