Questões na prática

Cirurgia

Otorrinolaringologia

Paciente do sexo masculino, 55 anos, tabagista, com massa em região cervical. Ao exame físico, presença de tumoração cervical de 4 cm de diâmetro, firme, de mobilidade reduzida em cadeia jugulo-digástrica esquerda. Qual o próximo passo na elucidação diagnóstica?

A
Tomografia computadorizada de região cervical, estudando da base do crânio à fúrcula esternal.
B
Biópsia excisional da massa cervical.
C
Exame acurado da cavidade oral, faringe e laringe.
D
Ultrassonografia da massa cervical, orientando punção aspirativa por agulha fina da mesma.
E
Ressonância magnética de crânio e pescoço para adequado estadiamento.
Secundigesta, 29 anos, 30 semanas de gestação bem datada através de ultrassonografia de primeiro trimestre, chega ao pronto-socorro queixando-se de perda líquida via vaginal. Ao exame especular, foi confirmada a presença de líquido amniótico exteriorizando-se pelo orifício cervical. Exames complementares: hemoglobina =11 g/dl; hematócrito = 30%; leucócitos totais = 12.000; cardiotocografia = padrão tranquilizador; perfil biofísico fetal de 8. Com base no caso acima, assinale a alternativa que indica a conduta correta:
Sobre a onfalocele, é correto a?rmar:
É internado um homem de 48 anos para investigação diagnóstica de ascite tensa, sendo realizada paracentese diagnóstica. A análise do líquido ascítico mostra pH = 8,0, glicose = 80 mg/dl, proteínas = 3,5 g/dl e albumina = 2,3 g/dl. A dosagem da albumina sérica é de 3,8 g/dl. Frente a estes achados, a hipótese diagnóstica mais provável é:
Paciente de 28 anos, portador de úlcera duodenal estenosante, com vômitos pós-alimentares não biliosos tardios, apresenta-se desidratado e com alterações do equilíbrio hidroeletrolítico e acidobásico. Estas alterações caracterizam-se por:
Compartilhar