Questões na prática

Otorrinolaringologia

Paciente do sexo masculino, 55 anos, usuário de álcool e tabaco há 38 anos, apresenta tumoração em cavidade oral, irregular, endurada, fixa, dolorosa, que causa disfagia e sensação de corpo estranho. Informa emagrecimento de 10 Kg nos últimos 2 meses. Foi submetido à biópsia da tumoração cujo histopatológico concluiu tratar-se de lesão maligna, a mais frequente nesta topografia. Qual o provável tipo histológico?

A
Linfoma Hodgkin.
B
Carcinoma papilífero.
C
Linfangioma.
D
Adenocarcinoma.
E
Carcinoma epidermoide.
Dentro da avaliação da doença arterial periférica, NÃO aceitamos que:
Na classificação de Fontaine relativa à doença arterial obstrutiva periférica (DAOP), a claudicação intermitente moderada classifica-se como
Paciente 73 anos, hipertensa leve, previamente hígida, foi admitida na emergência com quadro de febre, vômitos e dor abdominal a 36h, localizada no momento na fossa ilíaca direita e hipogástrio. Sinal de Duphy postivo e Rovsing negativo. T.C revelou sinais de espessamento da região ileocecal com coleção de 3cm e distensão do íleo terminal aderido ao ceco. Qual o diagnóstico e conduta ?
Um paciente idoso, 80 anos, submetido a prostatectomia radical, no terceiro dia de pós-operatório apresenta quadro de anorexia, náuseas, letargia e confusão mental. Considerando o caso descrito, o diagnóstico MAIS provável é de:
Compartilhar