Questões na prática

Otorrinolaringologia

Paciente do sexo masculino, 55 anos, usuário de álcool e tabaco há 38 anos, apresenta tumoração em cavidade oral, irregular, endurada, fixa, dolorosa, que causa disfagia e sensação de corpo estranho. Informa emagrecimento de 10 Kg nos últimos 2 meses. Foi submetido à biópsia da tumoração cujo histopatológico concluiu tratar-se de lesão maligna, a mais frequente nesta topografia. Qual o provável tipo histológico?

A
Linfoma Hodgkin.
B
Carcinoma papilífero.
C
Linfangioma.
D
Adenocarcinoma.
E
Carcinoma epidermoide.
Paciente do sexo feminino, 65 anos, dá entrada no pronto-socorro com relato de hematêmese de grande monta há cerca de 30 minutos. Os sinais vitais de entrada são: P.A 100 x 60 mmHg e FC 88 bpm. Realiza-se a passagem de cânula nasogástrica com saída de cerca de 300 ml de sangue vivo. Após ressuscitação volêmica da paciente, qual é o próximo passo na investigação diagnóstica da mesma?
O sinal da dupla bolha em Raio X simples de abdome de recém-nascido com clínica de oclusão intestinal alta sugere:
Um bebê com sete dias de vida é admitido no serviço de emergência com quadro clínico de letargia, sucção débil, vômitos e distensão abdominal há dois dias. Ao exame físico, apresenta-se pálido, ictérico leve (Zona III de Kramer), hipotônico, hipoativo, mas reativo aos estímulos, com frequência cardíaca de 180 bpm, frequência respiratória de 60 ipm e temperatura axilar de 35,5°C. Realizado exame de glicemia capilar com valor de 35 mg/dl. O diagnóstico provável e a conduta inicial a ser tomada, nesse caso, são, respectivamente:
Jogador de futebol profissional sofreu, em uma partida oficial, trauma em valgo no joelho direito que o impediu de se levantar do solo, tendo sido retirado na maca. Que sinal, dentre os abaixo, deverá ser positivo para esse tipo de trauma?
Compartilhar