Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Paciente do sexo masculino, 55 anos, proveniente do interior do Amazonas, procura o ambulatório médico com queixa de "olhos amarelos". Apresenta história de icterícia progressiva com evolução de cerca de 2 meses, associada a mal estar geral, fraqueza e prurido. Refere ter perdido 18 kg no período, já que tinha muitos vômitos e apresentava plenitude pós-prandial quando ingeria sólidos. Queixa, ainda, dor no dorso de moderada intensidade. Ao exame físico apresentava-se ictérico ++++/4, emagrecido, desidratado, com abdome plano, flácido, com massa palpável indolor em HD. Referente ao diagnóstico do caso acima, assinale a alternativa correta:

A
A massa palpável se trata de provável neoplasia de corpo de pâncreas, estando indicada a cirurgia de Whipple
B
Os níveis de amilase e lipase sérica desta paciente devem ser normais
C
Níveis elevados de CA 19-9 fecham o diagnóstico de neoplasia de cabeça de pâncreas e são importantes no planejamento do tratamento paliativo
D
De acordo com os dados clínicos acima podemos concluir que a neoplasia está em estágio precoce (IA)
E
A paciente acima apresenta quadro de obstrução de colédoco distal complicada por colangite e abscesso hepático, necessitando cirurgia de urgência
Um homem com 20 anos de idade chegou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), relatando que foi acordado durante a noite por fortes zumbidos no ouvido esquerdo. O paciente encontra-se bastante nervoso e agitado, dizendo a todo momento que o inseto está vivo, movimentando-se dentro do seu ouvido. Refere, ainda, que, antes de vir para a UPA, tentou retirar o mesmo com uma tampa de caneta, mas não obteve sucesso. Considerando essa situação, qual a conduta adequada nesse caso?
Uma mulher de 25 anos de idade chega ao hospital com quadro de dor abdominal difusa, principalmente em andar superior, e vômitos há três dias, com piora progressiva nas últimas 24 horas. Relata também frequentes episódios de dor abdominal após a alimentação nos últimos meses, com remissão espontânea. Refere uso de contraceptivo oral desde os 14 anos e nega outras comorbidades. Ao exame físico, não se encontram alterações, exceto a dor abdominal moderada em andar superior, sem dor à descompressão brusca. Foi realizada tomografia computadorizada com contraste venoso que mostrou distensão de estômago e duodeno, com inversão dos vaso mesentéricos superiores e ausência do processo uncinado do pâncreas. Com base na situação apresentada, o diagnóstico da paciente é:
Um médico de uma unidade básica de saúde foi chamado pela direção de uma escola de ensino fundamental para avaliar algumas crianças que se apresentavam com os olhos vermelhos. A professora do 3° ano está preocupada com o número crescente de alunos que têm se queixado de dor, sensação de areia nos olhos, lacrimejamento e dificuldade de olhar para ambientes claros. Dos 43 alunos da turma dessa professora, 10 já apresentaram as queixas. Ao examinar as crianças, chama atenção do médico a presença de triquíase com cicatriz na conjuntiva tarsal, hiperemia conjuntival importante e pouca secreção purulenta. Além da orientação sobre medidas de higiene e modo de transmissão do agente etiológico, a conduta nesse caso é:
Em relação à rinossinusite aguda, assinale a afirmativa correta.
Compartilhar