Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Paciente do sexo masculino, 55 anos, proveniente do interior do Amazonas, procura o ambulatório médico com queixa de "olhos amarelos". Apresenta história de icterícia progressiva com evolução de cerca de 2 meses, associada a mal estar geral, fraqueza e prurido. Refere ter perdido 18 kg no período, já que tinha muitos vômitos e apresentava plenitude pós-prandial quando ingeria sólidos. Queixa, ainda, dor no dorso de moderada intensidade. Ao exame físico apresentava-se ictérico ++++/4, emagrecido, desidratado, com abdome plano, flácido, com massa palpável indolor em HD. Referente ao diagnóstico do caso acima, assinale a alternativa correta:

A
A massa palpável se trata de provável neoplasia de corpo de pâncreas, estando indicada a cirurgia de Whipple
B
Os níveis de amilase e lipase sérica desta paciente devem ser normais
C
Níveis elevados de CA 19-9 fecham o diagnóstico de neoplasia de cabeça de pâncreas e são importantes no planejamento do tratamento paliativo
D
De acordo com os dados clínicos acima podemos concluir que a neoplasia está em estágio precoce (IA)
E
A paciente acima apresenta quadro de obstrução de colédoco distal complicada por colangite e abscesso hepático, necessitando cirurgia de urgência
Qual a técnica de imagem mais adequada para avaliar doenças das cavidades paranasais e nasais?
Um indivíduo de 85 anos, após perda recente de sua esposa, passa a apresentar perda de interesse pela leitura e insônia. Seus familiares notaram alguns lapsos de memória para fatos recentes, sem, no entanto, afetar suas atividades da vida diária, pois prefere continuar morando sozinho. Sua tomografia computadorizada de crânio revelou acentuação dos sulcos corticais com redução volumétrica do encéfalo. Qual das alternativas abaixo define a melhor conduta a ser tomada no momento?
Qual o sinal mais importante em pós-operatório de osteossíntese de tíbia e fíbula que evidencia uma síndrome compartimental?
Doença com incidência entre 1/20.000 e 1/200.000 nascidos vivos, que cursa com desenvolvimento de catarata, cirrose e retardo mental, se não diagnosticada e conduzida adequadamente nos primeiros meses de vida. As crianças acometidas por essa doença têm contraindicação absoluta do leite humano, de vaca e de cabra ou de qualquer outro leite que contenha lactose. Essa doença é:
Compartilhar