Questões na prática

Pediatria

Oftalmologia

Paciente do sexo masculino, 60 anos, procura o pronto­-socorro com queixa de dor ocular intensa, baixa de acuidade visual súbita à esquerda, cefaleia, náusea e vômito. Ao exame, apresenta acuidade visual de 20/20 no olho direito e conta dedos a 1 metro no olho esquerdo, injeção ciliar, edema de córnea, midríase paralítica, e pressão intraocular bidigital aumentada no olho esquerdo. A hipótese diagnóstica mais provável é:

A
Descolamento de retina. 
B
Glaucoma agudo. 
C
Conjuntivite bacteriana. 
D
Ceratite infecciosa. 
E
Pingueculite. 
Identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas; ( ) Os neuroblastomas são originados das simpatogônias, células indiferenciadas da crista neural; ( ) Aproximadamente 50% dos pacientes têm doença localizada ao diagnóstico; ( ) Os olhos de guaxinim (ou olhos de panda) não estão associados a tumor metastático; ( ) A cintilografia com MIBG (metaiodobenzilguanidina) é indicada para o diagnóstico de metástases ou do tumor primário; Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
No trato gastrointestinal, qual o principal sítio de absorção de nutrientes?
À medida que não tem respaldo científico para evitar o desenvolvimento de diabetes tipo II em paciente com síndrome metabólica é:
Escolar de sete anos, sexo masculino, com asma grave sem acompanhamento regular, é levado ao ambulatório por apresentar claudicação intermitente observada há aproximadamente um mês. Refere dor na região coxofemoral com irradiação em direção à patela. Exame físico: afebril; limitação da mobilização do membro inferior direito, principalmente da abdução coxofemoral sem sinais de flogose. Radiografia de quadril: osteosclerose da cabeça do fêmur e achatamento da epífise. Este quadro é compatível com:
Compartilhar