Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Paciente do sexo masculino, com 72 anos, dá entrada no PS com quadro de dor abdominal hipogástrica progressiva acompanhada de polaciúria. Não refere quadro semelhante pregresso. Ao exame fácies dolorosa, P.A.: 160/100 mmHg, F.C.: 100 bpm, afebril e massa palpável no hipogástrio. Estabeleça a conduta na urgência.

A
RX simples de abdome em três posições, pois se trata de abdome agudo.
B
Passagem de sonda vesical de Foley.
C
Acesso venoso, exame de urina I, hidratação e medicação antiespasmódica endovenosa.
D
Ultrassom abdominal de urgência.
E
TC abdominal de urgência.
A fim de evitar a desnutrição em lactente com 4 meses de idade, o melhor conselho que você daria a uma mãe nutriz, em um país em desenvolvimento, quando ela descobre que está novamente grávida é:
Em algumas afecções cardiopulmonares, durante uma inspiração sustentada pode-se detectar pulso paradoxal, que se refere a:
Paciente feminina, 30 anos, procurou seu médico com queixas de crises de rubor em região cervical e face e episódios diarreicos. Foi tratada sintomaticamente por 30 dias e durante o acompanhamento desenvolveu, ainda, episódios de broncoespasmo acompanhando os sintomas anteriores que persistiam, e emagrecimento de 5 kg. Foram solicitados hemograma e Rx de Tórax sem alterações em seus resultados. Evoluiu com quadro de constipação e distensão abdominal acentuada. Realizou então Rx de Abdome agudo que demonstrou alças de intestino delgado dilatadas e níveis hidroaéreos. A alternativa que contém o exame que confirma o diagnóstico mais provável da paciente é:
Qual das alterações endócrino-metabólicas abaixo, pode ser considerada como efeito adverso associado ao uso crônico dos corticosteroides?
Compartilhar