Paciente do sexo masculino, com 72 anos, dá entrada no PS com quadro de dor abdominal hipogástrica progressiva acompanhada de polaciúria. Não refere quadro semelhante pregresso. Ao exame fácies dolorosa, P.A.: 160/100 mmHg, F.C.: 100 bpm, afebril e massa palpável no hipogástrio. Estabeleça a conduta na urgência.
A
RX simples de abdome em três posições, pois se trata de abdome agudo.
B
Passagem de sonda vesical de Foley.
C
Acesso venoso, exame de urina I, hidratação e medicação antiespasmódica endovenosa.
D
Ultrassom abdominal de urgência.
E
TC abdominal de urgência.
Outras questões
Paciente de 70 anos, portador de litíase biliar, apresenta dor abdominal, febre e icterícia. Ao exame, encontrava-se confuso e hipotenso. Os exames bioquímicos revelaram leucocitose com desvio à esquerda, elevação de bilirrubinas, fosfatase alcalina, gama-glutamiltranferase e de transaminases. O ultrassom demonstrou dilatação de vias biliares intra e extra-hepáticas. A melhor opção terapêutica neste caso é:
De acordo com o Manual de Normas para Controle e Assistência das Infecções Respiratórias Agudas do Ministério da Saúde, qual o provável diagnóstico e conduta diante de pré-escolar, 03 anos de idade, com febre e tosse há 48 horas, sem tiragem intercostal ou subdiafragmática, com frequência respiratória de 50ipm?
Você tem em sua enfermaria um paciente de sexo masculino, 53 anos, portador de icterícia obstrutiva de longa evolução. Ao checar a evolução, você percebe que esse paciente, mesmo após 3 dias de reposição de vitamina K intramuscular, mantém tempo de protrombina bastante alargado (RNI 3,0). Em relação a essa informação, assinale a alternativa correta.
Em relação à parada cardio-respiratória (PCR) na criança todas as afirmativas são corretas, exceto: