Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Paciente de 82 anos, portador de transtorno do humor e hipertensão arterial essencial, em uso de fluoxetina e hidroclorotiaziada, desenvolve quadro de diminuição do nível de consciência no pós-operatório de cirurgia abdominal. Considerando que a função renal está normal, qual é o distúrbio metabólico mais provável responsável pela alteração neurológica nesse paciente?

A
Hipermagnesemia.
B
Hiponatremia.
C
Hipocalcemia.
D
Hiperpotassemia.
E
Hipopotassemia.
Homem, 45 anos, com cirrose pelo vírus da hepatite C, apresenta aumento do volume abdominal. Está ictérico, desorientado, desnutrido, com PA 100/60 mmHg, FC 86 bpm, ascite volumosa e edema de membros inferiores com cacifo de 4+. Avaliação laboratorial: Na+ 129 mEq/L; K+ 6 mEq/L; albumina 2,6 g/dl; creatinina 3 mg/dl; hemoglobina 9 g/dl. Em relação ao líquido de ascite deste paciente, pode-se afirmar que:
Em relação às imunizações em crianças, qual das afirmativas abaixo está correta?
Homem, 38 anos, pedreiro, procura UBS por primeiro episódio de dor lombar irradiada para região sacra há 48 horas. Apresenta contratura da musculatura paravertebral lombar, com força e reflexos normais. Qual é a conduta correta?
São doenças crônicas frequentemente encontradas como sequelas típicas da prematuridade extrema:
Compartilhar