Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Paciente do sexo masculino, com 54 anos, chega ao pronto atendimento referindo desconforto torácico descrito como uma sensação de peso e localiza a sensação colocando a mão sobre o esterno, com irradiação para o ombro esquerdo. O desconforto foi desencadeado após esforço físico habitual. Nega sintomatologia semelhante anteriormente. A dor aliviou 20 minutos após chegar ao hospital. Tem diagnóstico há três anos de dislipidemia. Em uso de sinvastatina 20 mg ao dia. Nesse caso, qual é a hipótese diagnóstica?

A
Embolia de pulmão.
B
Esofagite.
C
Síndrome coronariana aguda.
D
Pneumotórax.
E
Dissecção de aorta.
Paciente de 28 anos, grávida com 32 semanas de gestação, é vítima de acidente automobilístico com trauma abdominal contuso. Dá entrada no setor de emergência torporosa com insuficiência respiratória e choque circulatório. A respiração apresenta roncos e estridores. O murmúrio vesicular está diminuído à esquerda. Entre as medidas a serem tomadas no atendimento, é prioritária:
Lactente de 18 meses foi atendido há dois dias na emergência com quadro de pneumonia, sendo liberado para tratamento domiciliar com amoxicilina, 50 mg/kg/dia que vinha sendo feito conforme as orientações adequadamente fornecidas. Voltou hoje, sem febre ainda tossindo como há dois dias atrás, com frequência respiratória de 51 ipm, apresentando também retração subcostal, qual a conduta a ser tomada:
A respeito do desenvolvimento neuropsicomotor da criança normal, no primeiro ano de vida, são corretas as afirmações abaixo, EXCETO:
A Sífilis congênita pode apresentar lesões cutâneas com as seguintes características:
Compartilhar