Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Uma paciente com 21 anos de idade, vítima de acidente automobilístico, deu entrada ao pronto-socorro com trauma toracoabdominal e cranioencefálico. A paciente estava no banco traseiro do veículo, sem cinto de segurança. Com base na situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir. Caso a paciente apresente hemotórax devido ao trauma, este deverá ser drenado no segundo espaço intercostal na linha hemiclavicular.

A
CERTO
B
ERRADO
Nao é complicação de punção da arteria subclavia direita:
Os pais de um menino de 14 anos de idade estão preocupados por sua baixa estatura e ausência de desenvolvimento de características sexuais secundárias. O menino teve um desenvolvimento normal na infância, apesar de ser sempre menor que as crianças de sua idade. O exame físico é normal. A relação entre o segmento superior e inferior é de 0,98. Uma pequena quantidade de pelos finos pubianos e axilares é evidenciada. Não há pigmentação escrotal; seus testículos medem 4 cm³, e seu pênis mede 6 cm. O diagnóstico mais provável é:
Em relação aos maus-tratos contra crianças e adolescentes, considere as afirmativas abaixo. I - A violência doméstica é uma grave problema social, considerado pela OMS como uma problema de saúde pública. II - Dentro dos aspectos legais implicados nos casos de maus-tratos, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente não têm ascendência sobre os códigos de ética profissional. III - Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, os casos de suspeita ou de confirmação de maus-tratos contra crianças ou adolescentes serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem a necessidade de outras providências legais. Quais estão corretas?
Um lactente de seis meses comparece na emergência pediátrica do hospital com história de febre alta há cerca de cinco dias, tosse produtiva, falta de ar e, nas últimas vinte e quatro horas, vômitos. Junto com o quadro, a mãe refere inapetência e prostração e, quando questionada, informa que amamentou até o segundo mês e que seu filho fez todas as vacinas para a idade. No exame físico, o paciente encontra-se choroso, em regular estado geral, com uma frequência respiratória de 58 movimentos respiratórios por minuto, tiragem intercostal, em retração subcostal e, na ausculta respiratória, apresenta múltiplos ruídos de transmissão. O restante do exame físico não apresenta outras alterações. A radiografia de tórax mostrou pequenos focos de consolidação na base pulmonar direita. Baseado nessas informações, qual a conduta inicial frente ao caso?
Compartilhar