Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Paciente do sexo masculino com 25 anos de idade e diabético deu entrada no serviço de pronto atendimento com queixas de dor abdominal, febre e vômitos há 48 horas. Ao exame físico, o paciente estava desidratado. Considerando esse caso clínico, julgue o seguinte item: Caso este paciente apresente hipopotassemia, a reposição não deverá exceder a 40 mEq/hora, e o paciente deverá estar com monitorização eletrocardiográfica.

A
CERTO
B
ERRADO
Adolescente, 15 anos, sexo feminino, com tosse, febre, perda de peso, dispnéia, palidez, dor torácica, disfagia, derrame pleural, linfonodomegalia cervical e axilar. Rx tórax: massa mediastinal estendendo-se para hemitórax superior direito comprimindo a carina. A hipótese diagnostica é:
A hérnia inguinal cujo conteúdo do saco herniário é composto por um divertículo de Meckel é conhecida por hérnia de
Uma criança comparece ao ambulatório para uma consulta de puericultura. Durante o exame, ela senta sem apoio, fica na posição de engatinhar, não fica em pé sozinha, transfere objetos de uma mão para outra, consegue segurar objetos pequenos entre as pontas dos dedos indicador e polegar, balbucia, esboça estranhamento quando examinada. Qual a idade estimada para a criança?
Mulher de 63 anos, viúva, do lar, procurou seu médico de família com queixa de “tristeza” que já se prolonga há três meses. Na anamnese, o médico constatou humor deprimido, fatigabilidade, ideias de culpa, perturbações do sono, apetite diminuído e autoestima reduzida. A paciente negou qualquer evento traumático nos últimos meses. Ao exame: Peso = 86 kg; 1,62 metros de altura; PA = 130 x 80 mmHg. Exame neurológico sem alterações. Mini exame do estado mental = 24. Com base nos critérios para diagnóstico de episódio depressivo do CID-10, qual o provável diagnóstico e tratamento farmacológico para essa paciente?
Compartilhar