Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

Pediatria Geral

Paciente do sexo masculino, com 14 anos, apresenta palidez, anorexia e sonolência excessiva. Está crescendo muito rápido, segundo informação da mãe. O diagnóstico mais provável é:

A
giardíase
B
mononucleose
C
anorexia nervosa
D
anemia ferropriva
E
deficiência de cobre
Para a prevenção da síndrome de Wernicke em indivíduos em abstinência de álcool, deve-se administrar a seguinte substância antes da glicose:
Em relação à escarlatina, assinale a alternativa incorreta.
O achado de um bloqueio atrioventricular em um feto deve induzir o obstetra a pesquisar que tipo de patologia materna?
Leia o caso abaixo para responder a questão a seguir. Não se espera que, em uma situação de emergência, seja feita uma anamnese e avaliação clínica pormenorizada. Todavia, um grave (e grosseiro) erro é não levar em consideração as queixas somáticas de um paciente psiquiátrico por prejulgar que ele não tem condições mentais de dizer o que, de fato, clinicamente, lhe ocorre. Diversas doenças clínicas podem se manifestar com alterações de comportamento ou no curso de uma doença mental. O vice-versa também é verdadeiro, ou seja, doenças mentais podem levar a problemas clínicos, p.ex.: um paciente psicótico que engole cacos de vidro e tem um sangramento digestivo. Tendo em vista esta ideia, da relação entre enfermidades mentais e sinais e sintomas clínicos, a melhor relação entre as 2 colunas abaixo é? Coluna 1: 1- Paciente em tratamento para esquizofrenia, com espasmo involuntário intenso de músculos do pescoço, língua, rosto, maxilar, olhos ou tronco. 2- Possível enfermidade clínica e/ou neurológica. 3- Abstinência de ansiolíticos. 4- Paciente psiquiátrico com febre alta e agranulocitose. Coluna 2: A- Efeito adverso grave por Clozapina. B- Intoxicação por cocaína. C- Distonia provocada por antipsicótico. D- Priapismo. Efeito adverso de algumas medicações psiquiátricas, em especial o antidepressivo Trazodona. E- Diminuição do nível de consciência. F- Síndrome neuroléptica maligna. G- Sintomas ansiosos, convulsão. Assinale a alternativa que indica a relação correta.
Compartilhar