Questões na prática

Dermatologia

Dermatologia

Paciente do sexo masculino, com placas urticariformes sensíveis à palpação, duração superior a 2 dias, com pouca resposta a anti-histamínicos, deve-se pensar em qual tipo de urticária?

A
Crônica
B
Contato
C
Física
D
Vasculite
E
Medicamentosa
Homem, 65 anos de idade, procura atendimento com queixa de dor em panturrilha direita enquanto deambula, com piora progressiva, necessitando interromper a marcha a cada 100 metros aproximadamente. O paciente é hipertenso e tabagista há 40 anos. Nega diabetes. Ao exame físico, ausência de lesões tróficas nos membros; à direita, ausência de pulsos femoral, poplíteo ou distais; à esquerda, presença de pulso femoral, porém ausência de pulsos poplíteo ou distais. Em relação a esse caso clínico, assinale a alternativa correta.
Homem de 65 anos de idade, tabagista e hipertenso, apresentou quadro de hematúria macroscópica. Fez ultrassonografia das vias urinárias que mostrou lesão vegetante de 2 centímetros em parede lateral direita. Foi submetido à ressecção endoscópica (RTU) do tumor que revelou ser carcinoma urotelial de alto grau infiltrando o córion. Foi submetido à re-RTU e o resultado foi ausência de tumor. Qual é a MELHOR conduta?
Paciente masculino, 76 anos de idade, apresentando dosagem do antígeno prostático específico (PSA) de 19 ng/ml, exame de toque retal com próstata pétrea, biópsia de próstata com adenocarcinoma de próstata Gleason 7 (4+3), ressonância magnética de abdome inferior com adenomegalia ilíaca de 2 cm e cintilografia óssea com lesão osteoblástica em quinta vértebra lombar. Com relação à melhor opção terapêutica para esse paciente, assinale a alternativa correta.
Recém-nascido a termo, com 25 dias de vida, foi trazido à consulta com história de "amarelão" há cerca de 10 dias. Ao exame, encontrava-se em bom estado geral, mas com icterícia. Qual a conduta inicial recomendada?
Compartilhar