Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Paciente do sexo masculino, com 72 anos, dá entrada no PS com quadro de dor abdominal hipogástrica progressiva acompanhada de polaciúria. Não refere quadro semelhante pregresso. Ao exame fácies dolorosa, P.A.: 160/100 mmHg, F.C.: 100 bpm, afebril e massa palpável no hipogástrio. Estabeleça a conduta na urgência.

A
RX simples de abdome em três posições, pois se trata de abdome agudo.
B
Passagem de sonda vesical de Foley.
C
Acesso venoso, exame de urina I, hidratação e medicação antiespasmódica endovenosa.
D
Ultrassom abdominal de urgência.
E
TC abdominal de urgência.
Quanto á rinossinusite no adulto é correto afirmar que:
Mulher de 55 anos em uso crônico de anti-inflamatório não esteroidal apresenta quadro de hemorragia digestiva alta vultosa. Após a estabilização hemodinâmica, realizou endoscopia que mostrou úlcera na 1ª porção duodenal, na parede posterior, recoberta por grande coágulo. Neste momento foi tratada com injeção de adrenalina. A paciente permaneceu sob observação rigorosa, quando em menos de 24 horas apresentou hipotensão e enterorragia. Qual o procedimento melhor indicado para esta paciente?
São comorbidades reconhecidas em crianças com sobrepeso, apresentando percentil peso/idade maior do que 95%: I- asma e apneia do sono. II- resistência à insulina e dislipidemia. III- cálculos biliares e distúrbios comportamentais. Assinale a alternativa correta.
NSF, homem, 63 anos, hipertenso, controlado com IECA, procura o pronto socorro, encaminhado pelo urologista, com um USG abdominal de rotina que apresenta um aneurisma de aorta infra-renal, medindo 3,5 x 6 cm (diâmetro X extensão). Ao exame, há a palpação de uma massa pulsátil próximo ao umbigo. O paciente é normolíneo, e tanto ele como a esposa ficaram ansiosos com esse achado detectado no ultrassom. Com base nesses dados, a conduta adequada do médico que o atendeu deve ser:
Compartilhar