Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Paciente do sexo masculino, com 58 anos de idade, iniciou há quatro dias com dispneia e palpitação durante atividades físicas habituais. É diabético em uso de metformina após o jantar. Realizou RX de tórax, cujo resultado mostrou aumento da área cardíaca. Foi aventada hipótese diagnóstica de insuficiência cardíaca. Qual a classe funcional desse paciente pela classificação da New York Heart Association (NYHA)?

A
Classe III.
B
Classe I para classe II.
C
Classe IV.
D
Classe II para classe III.
E
Classe II.
Uma criança do sexo masculino é trazida ao ambulatório para consulta com cinco dias de vida após parto normal, a termo, com peso de nascimento de 3300 g e apgar de 9 e 9, tendo recebido alta da maternidade com 48 horas de vida em aleitamento materno exclusivo. Ao exame, nota-se que o recém-nascido apresenta leve icterícia em face e peso de 3200 g. Além da vacinação e coleta do teste do pezinho, as orientações para a mãe do menino são reforçar e orientar a manutenção do aleitamento materno,
Em pacientes clínicos hospitalizados, NÃO é considerado fator de risco para tromboembolismo venoso:
A doença diverticular dos cólons, uma condição rara antes dos 30 anos, mas que se torna comum com o avançar da idade, de modo geral, é assintomática. Os sintomas costumam se apresentar com as complicações. Qual dos abaixo NÃO faz parte das principais complicações?
Um pediatra de plantão em um hospital geral recebe um chamado do centro cirúrgico para recepcionar uma criança que está por nascer. Ao chegar à sala de parto, questiona o obstetra e a mãe por mais informações e evidência que a gestação é a termo, de aproximadamente 39 semanas que o feto é único, que a mãe não tem morbidades e que o trabalho de parto iniciou-se há 6 horas. A mãe relata, entretanto, que na última semana ela sentiu o bebê mexer menos. Relata, ainda, que nas últimas 8 horas ela não sentiu mais movimentação fetal. O trabalho de parto progride e, no momento do nascimento, notam-se duas circulares de cordão justas. O obstetra desfaz as circulares, clampeia e corta o cordão e lhe passa o recém-nascido. O líquido amniótico é claro e com grumos. O pediatra vê um bebê pálido e cianótico, sem chorar e hipotônico; leva-o até o berço de reanimação e checa, através de palpação da base do cordão umbilical, que a frequência cardíaca está em 56 bpm. Assinale a alternativa que apresenta a sequência inicial de manobras para reanimar a criança.
Compartilhar