Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Paciente do sexo masculino, com 54 anos, chega ao pronto atendimento referindo desconforto torácico descrito como uma sensação de peso e localiza a sensação colocando a mão sobre o esterno, com irradiação para o ombro esquerdo. O desconforto foi desencadeado após esforço físico habitual. Nega sintomatologia semelhante anteriormente. A dor aliviou 20 minutos após chegar ao hospital. Tem diagnóstico há três anos de dislipidemia. Em uso de sinvastatina 20 mg ao dia. Nesse caso, qual é a hipótese diagnóstica?

A
Embolia de pulmão.
B
Esofagite.
C
Síndrome coronariana aguda.
D
Pneumotórax.
E
Dissecção de aorta.
Paciente do sexo masculino, 32 anos, foi vítima de queimadura por fogo, durante incêndio no local onde trabalhava. Ao dar entrada no pronto-socorro, algum minuto depois apresentava inúmeras lesões exsudativas, eritematosas e muito dolorosas e várias flictenas, distribuídas na cabeça e no pescoço, em toda a parte anterior do tronco e no membro superior direito. Em relação ao caso acima podemos afirmar, EXCETO:
Paciente de 24 anos de idade, sexo feminino, com diagnóstico de retocolite ulcerativa inespecífica. Apresenta quadro de dor abdominal difusa, febre, distensão abdominal. Ao exame físico encontra-se com confusão mental, temperatura de 39º C, abdome distendido e doloroso difusamente à palpação, com descompressão brusca positiva. A radiografia simples de abdome apresenta grande distensão de colo transverso, que tem diâmetro de 10 cm, não se observando sinais de pneumoperitônio. Com relação ao caso descrito, o diagnóstico e a conduta seriam:
Qual é o tumor mais comum do pâncreas e a sua localização mais frequente?
Às três horas da manhã, você é chamado na sala de emergência para atender uma criança de quatro anos de idade com histórico de diarreia líquida. No exame físico, a criança encontra-se prostrada, pálida, FR 45 ipm, com ruídos respiratórios presentes e bilaterais, FC 150 bpm, enchimento capilar de 5 segundos. Você coloca a criança na máscara facial 10 I/min e solicita à enfermagem pegar um acesso venoso. Qual é a sua próxima conduta?
Compartilhar