Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Paciente do sexo masculino com 25 anos de idade e diabético deu entrada no serviço de pronto atendimento com queixas de dor abdominal, febre e vômitos há 48 horas. Ao exame físico, o paciente estava desidratado. Considerando esse caso clínico, julgue o seguinte item: A dosagem sérica de sódio nesse paciente estará provavelmente elevada, devido à perda volêmica sem reposição adequada.

A
CERTO
B
ERRADO
Paciente de 22 anos com queixa de úlcera vulvar dolorosa e febre há 3 dias. Refere que há cerca de 4 dias iniciou com quadro de prurido local, pouco de dor e algumas pequenas vesículas no grande lábio direito. Ao exame, observam-se ulceras rasas, fundo limpo, dolorosas e irregulares, com cerca de 3mm cada, no grande lábio direito, em extensão de 3cm. Apresenta, também, linfadenomegalia dolorosa à direita. O que deve ser feito?
RN a termo, bolsa rota há 36 horas, nasceu com Apgar 6/7; evoluiu nas primeiras 2 horas com taquipneia, taquicárdia, palidez, acrocianose e hipoatividade. Sua conduta é:
Paciente de 26 anos chega ao PS com quadro sugestivo de dengue há 2 dias. Como recomendação atual do Ministério da Saúde, esse paciente deve ser orientado a colher sorologia:
Adolescente chega à emergência com queixa de quadro inicial diagnosticado como virose, entretanto, o quadro evoluiu há 3 semanas para tosse irritativa persistente e secreção mucoide não acompanhada de febre. O Pediatra fez sua hipótese diagnóstica, solicitou RX que evidenciou infiltrado intersticial e hemograma com discreta leucocitose e prescreveu antibiótico em esquema domiciliar para cobertura do provável agente etiológico:
Compartilhar