Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Paciente do sexo masculino, com 35 anos de idade, sem antecedentes patológicos, apresenta cefaleia súbita de forte intensidade, acompanhada de náusea, vômitos e rebaixamento da consciência. No exame clínico, além do rebaixamento da consciência, apresenta também discreta rigidez de nuca. Qual o primeiro exame complementar a ser solicitado?

A
Líquido cefalorraquiano.
B
Eletroencefalograma.
C
Tomografia de crânio.
D
Hemograma e coagulograma completo.
E
Arteriografia cerebral.
Com mononucleose infecciosa, um adolescente de 15 anos permaneceu em repouso domiciliar e, ao final de duas semanas, estava afebril e sem erupção cutânea, mas ainda prostrado. No 16º dia de evolução, a febre recidivou, surgiu cefaleia e ele teve crises convulsivas tonico-clônicas generalizadas. Levado à UPA do bairro, lá chegou torporoso, com tetraparesia grau 3 e reflexo cutaneoplantar em extensão bilateralmente, sem sinais de irritação meníngea. A punção lombar mostrou proteínas = 62 mg/dl, leucócitos = 140 cel/µ (80% linfócitos). Uma ressonância magnética revelou acometimento bilateral de substância branca. Diante dessas evidências, deve ser imediatamente iniciado tratamento com:
São frequentemente associados com tumores renais, EXCETO:
Você recebeu um lactente de 6 meses com história de estridor desde os primeiros dias de vida. Na anamnese, você registra que o ruído surgiu nos primeiros dias de vida e que vem se agravando a cada dia, não ocorrendo variações com as mudanças de decúbito. O lactente já foi atendido em emergência duas vezes, pois apresentou cianose e sufocação durante as alimentações. A mãe não observou choro rouco. Nos antecedentes, o parto foi cesáreo, a termo, sem intercorrências, Apgar 9/10. Nas suas considerações diagnósticas, em primeiro lugar, você incluiria:
Em relação à icterícia no recém-nascido, assinale a alternativa correta.
Compartilhar