Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Paciente, dois anos de idade, é encaminhado ao ambulatório devido ao diagnóstico de tuberculose na tia paterna. A criança recebeu a vacina BCG ao nascer. Na investigação, foi solicitado raio X de tórax, que foi normal e PPD, cujo resultado foi de 3 mm. Com relação à interpretação do teste tuberculínico, é incorreto afirmar:

A
O teste deve ser interpretado como sinal de alergia aos componentes dos bacilos tuberculínicos.
B
Um teste positivo pode significar contato prévio com o bacilo virulento ou atenuado (vacinal).
C
Um resultado positivo de 3 mm já indica tratamento para tuberculose em atividade.
D
Devido à idade e ao contágio familiar, a paciente deve ser acompanhada periodicamente.
E
é universalmente aceito, o efeito protetor da isoniazida como medicação profilática.
Você foi chamado à sala de parto para recepcionar um recém-nascido a termo. Logo após o nascimento, o mesmo estava em apneia e FC > 100 bpm sendo levado para o berço aquecido e realizado os passos iniciais em 30 segundos. Como não houve resposta, foi iniciada ventilação com balão e máscara a 21% e colocado pulso oxímetro para monitorizar a saturação de oxigênio. Permaneceu em apneia e a FC = 80 bpm. A conduta mais apropriada a seguir é:
A fibrose cística (mucoviscidose):
Em relação ao testículo criptorquídico, considere as assertivas abaixo. I - quando associado a hérnia inguinal clínica, deve-se indicar cirugia para correção concomitante da hérnia e da criptorquidia no momento do diagnóstico, independentemente da idade. II - A incidência de criptorquídia aumentou nos últimos anos, tendo sido a contaminação ambiental com exposição materna a componentes estrogênicos implicada como um dos fatores de risco. III - Durante os períodos pré-escolar e escolar o reflexo cremastérico é mais pronunciado e há aumento da ocorrência de testículos retráteis devido aos baixos níveis de andrógenos. Quais são corretas?
A assistência pré-natal criteriosa é fundamental no prognóstico maternofetal. Acerca de cuidados pré-natais, assinale a opção correta.
Compartilhar