Questões na prática

Psiquiatria

Psiquiatria

Paciente é encaminhado ao PS com hipótese diagnóstica de surto psicótico. A confirmação diagnóstica será dada pela presença característica de consciência:

A
rebaixada, pensamento preservado e juízo/critica delirante.
B
rebaixada, pensamento desorganizado e juízo/critica delirante.
C
preservada, pensamento preservado e juízo/critica delirante.
D
preservada, pensamento desorganizado e juízo/critica delirante.
E
preservada, pensamento preservado e juízo/critica preservados.
Criança de 10 meses de idade, chega à UBS CAIC Pestano, tendo realizado apenas as vacinas na maternidade logo após seu nascimento. Segundo o calendário vacinal da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, qual a conduta mais indicada na atual consulta, quanto à imunização?
Considere um paciente apresentando dor torácica, febre e expectoração purulenta há uma semana. O exame radiológico do tórax mostra uma consolidação alveolar no lobo superior direito e derrame pleural à direita. Efetua-se uma punção pleural cujo líquido se mostra amarelo claro e com os seguintes resultados de laboratório: densidade = 1025, proteínas de 3,5 g%, LDH de 500 UI/l, glicose de 70 mg/dl, pH de 7,3 e predomínio de polimorfonucleares com bacterioscopia e cultura negativas. Qual a melhor conduta terapêutica em relação ao derrame pleural?
Gestante de 20 semanas dá entrada no pronto-socorro no dia 11/10/2008 com dores abdominais. Refere que sua última menstruação foi no dia 15/05/2008 (primeiro dia do último período menstrual normal) e que tem três filhos vivos, sendo um filho de parto normal e um parto cesariana de gemelar. Qual é a idade gestacional calculada e qual a data provável de parto pela regra de Nägele, respectivamente?
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a frase. Os reflexos primitivos de Moro e tônico-cervical assimétrico são mais importantes como indicadores de paralisia cerebral quando:
Compartilhar