Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Paciente é internada em 8/11/08 no centro obstétrico, em trabalho de parto. No cartão de pré-natal consta DUM 1/2/08, DPP 10/11/08, Gesta II, Para I (PN), aborto 0, laudo da ultrassonografia realizada em 30/3/08: Embrião com bcf Positivo, comprimento cabeça-nádegas de 52mm, IG de 9 semanas+ 4 dias. Ao exame físico: posição do colo posterior, esvaecimento em 40% consistência média, altura do plano de Delee em -1,2 dilatado para 4 cm, bolsa íntegra, apresentação cefálica, bcf de 144 bpm, 2 contrações de 50 segundos em 10 minutos, boa proporcionalidade bacia e apresentação fetal. Em relação a essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

A
Essa gestação é de 40 semanas+2 dias. Pelo índice de Bishop ser < que 6, indica-se uso de prostaglandinas para amadurecimento do colo e assim indução do parto.
B
Essa gestação é de 40 semanas. Pelo índice de Bishop ser igual a 6, indica-se uso de ocitocina para indução do parto.
C
Essa gestação é de 40 semanas + 5 dias. Pelo índice de Bishop ser igual a 6, indica-se uso de ocitocina para indução do parto.
D
Essa gestação é de 40 semanas + 1 dia. Pelo índice de Bishop ser < que 6, indica-se uso de prostaglandinas para amadurecimento do colo e assim indução do parto.
E
Essa gestação é de 40 semanas + 3 dias. Pelo índice de Bishop ser igual a 6, indica-se uso de ocitocina para condução do trabalho de parto.
É agente etiológico da colite pseudomembranosa:
Mulher, 61 anos, apresenta-se na emergência, com dor em fossa ilíaca esquerda, há 10 dias, associada a náuseas, vômitos e febre de 38,8º. Refere outros episódios semelhantes no passado, porém com menor intensidade. Ao exame físico, apresenta-se taquicárdica, hipotensa e abdome com irritação peritoneal difusa. A radiografia simples de abdome demonstra alças distendidas de intestino delgado, níveis hidroaéreos, sem evidência de ar no reto. A contagem leucocitária é de 26000/mm³ com desvio à esquerda (8% de bastonetes). A proposta terapêutica inicial para essa paciente é:
No atendimento primário ao queimado:
Paciente do sexo feminino, 70 anos de idade, sofreu queda da própria altura, evoluindo com dor no quadril direito e incapacidade para marcha. Ao ser examinada, constatou-se que o membro inferior direito estava encurtado e rodado externamente. A suspeita diagnóstica é:
Compartilhar