Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Paciente é trazido ao Pronto Socorro uma hora após apresentar hemiparesia desproporcionada à esquerda. Apresenta PA de 150 x 95 mmHg. Neste caso:

A
dependendo do exame de imagem e do coagulograma, o paciente poderá receber r-tPA ou aspirina
B
deve-se administrar anticonvulsivante preventivo
C
deve-se fazer tomografia de crânio e ecocardiograma transesofágico
D
o paciente deve receber estreptoquinase e aspirina, se tiver tomografia de crânio normal
E
a pressão arterial deve ser controlada com droga de ação lenta
Com relação à puberdade, assinale a alternativa correta.
Mulher previamente saudável, 36 anos, procura atendimento médico devido a dispneia de inicio recente, ortopneia e edema periférico. Estes sintomas começaram três semanas após o parto de seu 2º filho. Ao exame físico: taquipneica, acianótica, PA de 100/70 mmHg, FC de 120bpm, estertores em ambas as bases pulmonares. À ausculta cardíaca apresentava galope de B3, Hepatomegalia 4cm do RCD na LHC. O ecocardiograma mostrou aumento das quatro cavidades com disfunção sistólica importante de ventrículos esquerdo e direito (trouxe ecocardiograma realizado antes gestação que era normal). Todas as afirmações abaixo sobre o quadro da paciente são verdadeiras exceto:
Em qual dos seguintes locais NÃO deve ser utilizada infiltração de anestésico local com vasoconstritor para a sutura de um ferimento cortocontuso?
Paciente gestante 36 semanas, dá entrada na unidade de emergência com quadro de convulsões, hipertensão arterial e edema periférico intenso. Sem história de uso de drogas no pré-natal. A melhor conduta terapêutica é:
Compartilhar