Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente em investigação de infertilidade primária se recusa a realizar o exame de histerossalpingografia solicitado pelo médico assistente. A mesma alega que o exame é muito doloroso e já havia recebido o diagnóstico de Síndrome Anovulatória Crônica há 05 (cinco) anos. Sobre o caso pode–se afirmar:

A
Como já se tem etiologia confirmada para a infertilidade pode-se proceder a indução da ovulação e reservar a histerossalpingografia para as falhas terapêuticas;
B
A histerossalpingografia pode ser substituída pela histeroscopia sob narcose;
C
Caso a paciente opte por tratamento com indução da ovulação associada à inseminação intrauterina pode-se abdicar do exame;
D
Deve-se orientar a paciente que a histerossalpingografia é exame indispensável para o adequado manejo do casal infértil.
Menina de cinco anos de idade, nascida com peso de 3,4 kg e 50 cm de comprimento, é encaminhada ao cardiologista devido à presença de sopro cardíaco. Exame físico: PA 120/70 mmHg, pulsos com diminuição da amplitude no membro superior esquerdo e nos membros inferiores, presença de pequena dobra de pele de cada lado do pescoço, coração rítmico com frequência cardíaca de 112 bpm, B1 hiperfonética, sopro sistólico ejetivo suave (2+/6+) no mesocárdio com irradiação para o dorso B2 hiperfonética (2+/4+). Essa criança é portadora de:
Pré-escolar apresenta febre baixa e tosse com expectoração há mais de duas semanas, RX de tórax com infiltrado alveolar em lado superior direito persistente mesmo após antibioticoterapia adequada. Pai terminou o tratamento para tuberculose pulmonar há seis meses. Segundo as diretrizes brasileiras para tuberculose, o diagnóstico de tuberculose dessa criança é:
Criança de 10 anos de idade apresentou falta de ar, chiado no peito, vômitos e eritema generalizado após ingestão de camarão. Exame físico: PA 70 x 30 mmHg, T 36,8°C, pulsos fracos e perfusão diminuída com rash eritematoso difuso. O diagnóstico e tratamento são:
Em relação às neoplasias cutâneas malignas, assinale a alternativa correta.
Compartilhar