Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente em investigação de infertilidade primária se recusa a realizar o exame de histerossalpingografia solicitado pelo médico assistente. A mesma alega que o exame é muito doloroso e já havia recebido o diagnóstico de Síndrome Anovulatória Crônica há 05 (cinco) anos. Sobre o caso pode–se afirmar:

A
Como já se tem etiologia confirmada para a infertilidade pode-se proceder a indução da ovulação e reservar a histerossalpingografia para as falhas terapêuticas;
B
A histerossalpingografia pode ser substituída pela histeroscopia sob narcose;
C
Caso a paciente opte por tratamento com indução da ovulação associada à inseminação intrauterina pode-se abdicar do exame;
D
Deve-se orientar a paciente que a histerossalpingografia é exame indispensável para o adequado manejo do casal infértil.
Em qual dos seguintes locais NÃO deve ser utilizada infiltração de anestésico local com vasoconstritor para a sutura de um ferimento cortocontuso?
São causas de choque cardiogênico, EXCETO:
No triângulo de Hesselbach, ocorrem as hérnias:
Paciente vítima de acidente automobilístico, apresentando quadro de pneumotórax aberto. Foi tratado com cobertura da lesão da parede torácica por compressas, mas vem apresentando dispneia intensa e hipotensão. Nesse caso o diagnóstico mais provável é:
Compartilhar