Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Paciente em trabalho de parto, IV plano de hodge,feto vivo, com partograma revelando variedade de posição OEA que ultrapassou a linha de ação. Qual a conduta?

A
Indicar cesariana
B
Indução do parto com ocitócicos.
C
Promover atmniotomia
D
Realizar fórcipe
E
Usar manobras corretas externas
O neonatologista explicou à mãe a importância do “teste do olhinho”. Com calma, escureceu o ambiente, pediu ao auxiliar que segurasse a bebê e se valeu do oftalmoscópio conforme técnica padronizada. Ao constatar leucocoria (“reflexo do olho gato”), pediu parecer oftalmológico e, nas possíveis etiologias, fez menção a 2 tumores oculares cuja incidência é maior nessa faixa etária. Quais são eles?
Homem, 82 anos com herpes zoster. A complicação neurológica mais frequente é:
A Persistência do Canal Arterial é mais comum em mulheres e está associada à Síndrome da Rubéola Congênita. São manifestações clínicas comuns desse quadro, exceto:
Homem de 32 anos inicia quadro de dor ventilatório-dependente no hipocôndrio direito, febre de 40°C com calafrios e prostração, com evolução de três dias. Negou doenças pré-existentes. Era recém-casado, com relato de viagem de lua de mel ao México, duas semanas antes. Ao exame físico, encontrava-se febril, com murmúrio vesicular reduzido na base direita e dor à percussão do hipocôndrio direito. Os exames complementares iniciais mostram leucocitose (20.650 cel/mm³ com 16% de bastões), aumento de fosfatase alcalina e gama-GT, além de pequeno derrame pleural direito à radiografia de tórax. Frente à sua principal hipótese diagnóstica, o próximo exame a ser solicitado será:
Compartilhar