Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Nefrologia

Paciente está internada na unidade de terapia intensiva por choque séptico de foco pulmonar. Apresenta-se hipotensa, apesar da hidratação vigorosa e do uso da droga vasoativa, está intubada e em ventilação mecânica. Os parâmetros ventilatórios são: volume-corrente de 600mL, frequência respiratória 24, pressão de suporte de 10, PEEP 10, FiO2 50%. A gasometria arterial evidenciou pH 7,30, pCO2 15, pO2 90, bicarbonato 10, satO2 90%. Quais são os distúrbios do equilíbrio ácido-básico que esta paciente apresenta?

A
Distúrbio misto não compensado. Acidemia com acidose metabólica primária, alcalose respiratória primária.
B
Distúrbio misto não compensado. Acidemia com acidose metabólica primária, alcalose respiratória secundária.
C
Distúrbio simples não compensado. Acidose metabólica primária, alcalose respiratória secundária.
D
Distúrbio simples compensado. Acidose metabólica primária, alcalose respiratória secundária.
E
Distúrbio misto compensado. Acidemia com acidose metabólica primária, acidose respiratória primária.
Lactente de 2 meses com história de ruído inspiratório de início aos 20 dias de idade após quadro de infecção viral. A mãe refere que o quadro piora com o choro e quando a criança se agita. Ao exame físico apresenta estridor inspiratório, bom estado geral, eutrófica. Qual o diagnóstico dessa criança?
Qual a hipótese diagnóstica e a principal associação em caso de criança de 18 meses com taquicardia incessante?
Uma mulher de 30 anos de idade apresenta-se com queixa de febre e artrite. Há sete dias, iniciou com dor intensa em joelho direito, seguida de dor em punho esquerdo, e febre não mensurada. Ao exame físico, estava com temperatura de 38,5 graus e evidência de artrite de joelho direito. O exame do punho esquerdo mostra edema e rubor sobre a superfície extensora, que se estende fora dos limites da articulação. Havia presença de vesículas hemorrágicas na planta do pé esquerdo. Ela traz exames realizados no posto de saúde, com provas de atividades inflamatórias alteradas, uma ASO (antiestreptolisina O) de 500 U (valor normal: até 100 U). Não trouxe hemograma. Com relação a esse caso, é correto afirmar:
O I-pSS foi criado para quantificar sintomas relativos à HPB. Estudos posteriores mostraram que, dentre os sintomas pesquisados, um se destaca como o maior indicativo de futura necessidade de tratamento cirúrgico, e outro é o que mais aponta para pior índice de qualidade de vida. Esses sintomas são respectivamente:
Compartilhar