Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Nefrologia

Paciente está internada na unidade de terapia intensiva por choque séptico de foco pulmonar. Apresenta-se hipotensa, apesar da hidratação vigorosa e do uso da droga vasoativa, está intubada e em ventilação mecânica. Os parâmetros ventilatórios são: volume-corrente de 600mL, frequência respiratória 24, pressão de suporte de 10, PEEP 10, FiO2 50%. A gasometria arterial evidenciou pH 7,30, pCO2 15, pO2 90, bicarbonato 10, satO2 90%. Quais são os distúrbios do equilíbrio ácido-básico que esta paciente apresenta?

A
Distúrbio misto não compensado. Acidemia com acidose metabólica primária, alcalose respiratória primária.
B
Distúrbio misto não compensado. Acidemia com acidose metabólica primária, alcalose respiratória secundária.
C
Distúrbio simples não compensado. Acidose metabólica primária, alcalose respiratória secundária.
D
Distúrbio simples compensado. Acidose metabólica primária, alcalose respiratória secundária.
E
Distúrbio misto compensado. Acidemia com acidose metabólica primária, acidose respiratória primária.
Na distócia de ombro deve-se fazer:
Alguns testes realizados no período neonatal são importantes para a prevenção e redução da morbimortalidade, provocadas pelas patologias triadas. Em relação a eles, pode-se afirmar que:
Qual dos resultados de gasometria listados abaixo é o mais provável de ser encontrado em um paciente com estado de mal asmático com uma obstrução moderada das vias aéreas, consciente, taquipneico, recebendo suplementação com O2 nasal 2 L/min?
Ao examinar um recém-nascido em alojamento conjunto que se apresenta ictérico, que característica manteria a hipótese de icterícia fisiológica?
Compartilhar