Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Reumatologia

Paciente feminina, 18 anos, é levada à consulta por apresentar, há mais ou menos seis semanas, dor nos joelhos e tornozelos, edema em ambas as mãos e febre intermitente com perda de peso. Exceto pelo edema nas mãos, o exame físico é normal. Três anos antes dessa consulta, apresentou trombocitopenia, tendo sido feito, à época, o diagnóstico de púrpura trombocitopênica idiopática. Depois de ter recebido esse diagnóstico, num verão, desenvolveu lesões na pele, após exposição solar e, em outra ocasião, apresentou feridas na boca. Atualmente, tem hematócrito de 25% com teste de Coombs positivo e exame de urina com múltiplas hemácias. De posse desses dados, conclui-se que o diagnóstico mais provável é:

A
artrite reumatoide juvenil.
B
púrpura trombocitopênica idiopática.
C
síndrome de Evans.
D
lúpus eritematoso sistêmico.
E
periartrite.
Microorganismos que frequentemente causam peritonite primária em hepatopatas crônicos:
Em relação à infecção urinária da criança, é CORRETO afirmar que:
Paciente 28 anos, masculino, esteve em tratamento para tuberculose pulmonar com esquema RIP por quatro meses há três anos atrás. Há um mês iniciou quadro de sudorese noturna, acompanhada de emagrecimento e tosse, sendo diagnosticado TB. Qual o tratamento preconizado?
Você é chamado para atender um RN masculino, de termo, pequeno para idade gestacional, filho de mãe primigesta, tabagista, com pré natal sem intercorrências, APGAR 7/8, e que, com 4 horas de vida, em alojamento conjunto evolui com quadro de letargia, choro fraco e, 20 min após, uma crise convulsiva. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar