Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Paciente feminina, 28 anos, se apresenta com queixa de cansaço, pele seca, irritabilidade, insônia, irregularidade menstrual e ganho de peso de 3-4 kg nos últimos seis meses.Ao exame físico, apresenta aumento difuso da glândula tireoide à palpação.Exames laboratoriais: TSH = 12 µUI/mL (0,35-5,00 µUI/mL); T 4 livre = 1,47 ng/dl ( 0,70 ng/dL- 1,80 ng/dl). Dosagem do anticorpo antiperoxidase positiva. Assinale a alternativa correta:

A
O diagnóstico é de hipotireodismo congênito, já que a paciente apresenta valor elevado de TSH e anticorpo antiperoxidase positivo.
B
O diagnóstico é de hipotireodismo primário, provavelmente causado por uma tireoidite autoimune (tireoidite de Hashimoto).
C
O diagnóstico é de hipertireodismo por Doença de Graves, já que o valor de TSH apresenta-se elevado.
D
O diagnóstico é de hipotireodismo secundário ocasionado por uma hipofisite autoimune
E
Nenhuma das questões anteriores.
Em quais das situações abaixo o recém-nascido (RN) deve ser avaliado para hipoglicemia?
Uma paciente com 45 anos, do sexo feminino, assintomática, com achado radiológico, deve ter indicação cirúrgica pela possibilidade de degeneração maligna e pelo(a):
Homem que trabalha com metalurgia (soldador) de 47 anos refere início súbito de turvação visual, dor ocular bilateral e resplandescência (halo ao olhar para de fontes luminas). Ao exame, observa-se hiperemia conjuntival difusa e congestão conjuntival periférica. A pupila se encontrava mediomidriática. O diagnóstico provável é:
A radiografia de tórax de uma criança com 14 meses de vida atendida na emergência pediátrica com febre há 3 dias, tosse, coriza, recusa alimentar e gemidos, apresenta consolidação no 1/3 médio do hemitórax direito com borramento do contorno cardíaco. Encontra-se taquipneica (FR=66 ipm), com retrações inter e subcostais e na ausculta pulmonar, redução de murmúrio vesicular e broncofonia no hemitórax direito. O irmão de 4 anos está muito resfriado. Segundo a mãe, a vacinação dos dois filhos encontra-se atualizada. Qual o agente etiológico mais provável?
Compartilhar