Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Paciente feminina, 28 anos, se apresenta com queixa de cansaço, pele seca, irritabilidade, insônia, irregularidade menstrual e ganho de peso de 3-4 kg nos últimos seis meses.Ao exame físico, apresenta aumento difuso da glândula tireoide à palpação.Exames laboratoriais: TSH = 12 µUI/mL (0,35-5,00 µUI/mL); T 4 livre = 1,47 ng/dl ( 0,70 ng/dL- 1,80 ng/dl). Dosagem do anticorpo antiperoxidase positiva. Assinale a alternativa correta:

A
O diagnóstico é de hipotireodismo congênito, já que a paciente apresenta valor elevado de TSH e anticorpo antiperoxidase positivo.
B
O diagnóstico é de hipotireodismo primário, provavelmente causado por uma tireoidite autoimune (tireoidite de Hashimoto).
C
O diagnóstico é de hipertireodismo por Doença de Graves, já que o valor de TSH apresenta-se elevado.
D
O diagnóstico é de hipotireodismo secundário ocasionado por uma hipofisite autoimune
E
Nenhuma das questões anteriores.
Atualmente as equipes cirúrgicas vêm adotando a conduta conservadora no trauma esplênico. Sobre esse tipo de traumatismo, assinale a alternativa correta:
Uma paciente do sexo feminino, 52 anos, dor em hipocôndrio direito recorrente, realizou ultrassonografia de abdome que evidenciou lesão polipoide na vesícula, séssil, com 9 mm de diâmetro, com colelitíase associada. A melhor conduta é:
Um lactente com 10 dias de vida, do sexo masculino, é encaminhado ao ambulatório de dermatologia pediátrica por apresentar na pele lesões tipo escamas gordurosas de cor amarelada sobre base eritematosa. Localizadas em couro cabeludo, face, supercílios, orelhas, dobras de pescoço e axilar. Assinale a alternativa correta quanto ao diagnóstico.
Em relação ao suporte nutricional do paciente cirúrgico, é correto afirmar:
Compartilhar