Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Paciente feminina, 28 anos, se apresenta com queixa de cansaço, pele seca, irritabilidade, insônia, irregularidade menstrual e ganho de peso de 3-4 kg nos últimos seis meses.Ao exame físico, apresenta aumento difuso da glândula tireoide à palpação.Exames laboratoriais: TSH = 12 µUI/mL (0,35-5,00 µUI/mL); T 4 livre = 1,47 ng/dl ( 0,70 ng/dL- 1,80 ng/dl). Dosagem do anticorpo antiperoxidase positiva. Assinale a alternativa correta:

A
O diagnóstico é de hipotireodismo congênito, já que a paciente apresenta valor elevado de TSH e anticorpo antiperoxidase positivo.
B
O diagnóstico é de hipotireodismo primário, provavelmente causado por uma tireoidite autoimune (tireoidite de Hashimoto).
C
O diagnóstico é de hipertireodismo por Doença de Graves, já que o valor de TSH apresenta-se elevado.
D
O diagnóstico é de hipotireodismo secundário ocasionado por uma hipofisite autoimune
E
Nenhuma das questões anteriores.
De acordo com o Calendário Básico de Vacinação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, assinale a alternativa que mostra que o número de doses que uma criança hígida com 9 meses de idade deve ter recebido das vacinas: Tretavalente, Rotavírus e Tríplice viral.
Paciente gestante na 7 semana procura atendimento médico onde é observada extensa lesão vulvar compatível com condiloma plano. O tratamento mais indicado nesse caso é:
Assinale a alternativa que NÃO faz parte de um ciclo típico de fertilização in vitro (FIV) - ou injeção citoplasmática de espermatozoides (ICSI).
Paciente masculino, 25 anos, ASA 1, candidato a tireoidectomia. À avaliação da via aérea apresentava distância esterno-mento de 14 cm, Mallampatti 2, abertura bucal de 3 cm, incisivos de tamanho normal e boa mobilidade cervical. Após indução da anestesia com fentanil, propofol e atracúrio, o anestesiologista não consegue ventilar o paciente com máscara facial, mesmo após colocação de cânula orofaríngea, e não conseguiu realizar a intubação orotraqueal. Com relação ao caso apresentado:
Compartilhar