Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente feminina, 30 anos, procurou seu médico com queixas de crises de rubor em região cervical e face e episódios diarreicos. Foi tratada sintomaticamente por 30 dias e durante o acompanhamento desenvolveu ainda episódios de broncoespasmo acompanhando os sintomas anteriores que persistiam, e emagrecimento de 5 kg. Foram solicitados hemograma e Rx de Tórax, sem alterações em seus resultados. Evoluiu com quadro de constipação e distensão abdominal acentuada. Realizou então Rx de Abdome agudo que demonstrou alças de intestino delgado dilatadas e níveis hidroaéreos. A alternativa que contém o diagnóstico mais provável da paciente é:

A
Intussuscepção de íleo terminal.
B
Tuberculose intestinal.
C
Tumor carcinoide de intestino delgado.
D
Doença de Crohn ileocecal.
E
Adenocarcinoma de ceco.
A respeito da parada cardiorrespiratória (PCR) em crianças, julgue o item a seguir. Nos casos em que uma criança em PCR se encontra sem pulso palpável e com assistolia indicada pelo eletrocardiograma, a conduta imediata indicada é proceder à desfibrilação elétrica (choque) com o auxílio de pás de adulto e carga de choque inicial de dois joules por quilo de peso.
Julgue o item subsecutivo, que trata de distúrbios endócrinos, hematológicos, reumatológicos e renais encontrados com frequência em pacientes que procuram ambulatório de ginecologia. Para paciente em fase de menacme, usuária de contracepção hormonal contínua, que apresente dor pélvica intensa e aguda em cólica, irradiada do ângulo costovertebral para a região inguinal, e exame sumário de urina com hematúria, deve ser solicitada a realização de ecografia para confirmar o provável diagnóstico de litíase renal.
No que diz respeito aos divertículos do intestino delgado, julgue o item subsecutivo. A principal causa de complicação do divertículo de Meckel em adultos é a obstrução intestinal, decorrente de volvo intestinal, intussuscepção ou encarceramento em hérnia inguinal.
No que diz respeito aos divertículos do intestino delgado, julgue o item subsecutivo. A principal complicação do divertículo de Meckel é a necrose intestinal.
Compartilhar