Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente feminina, 30 anos, procurou seu médico com queixas de crises de rubor em região cervical e face e episódios diarreicos. Foi tratada sintomaticamente por 30 dias e durante o acompanhamento desenvolveu ainda episódios de broncoespasmo acompanhando os sintomas anteriores que persistiam, e emagrecimento de 5 kg. Foram solicitados hemograma e Rx de Tórax, sem alterações em seus resultados. Evoluiu com quadro de constipação e distensão abdominal acentuada. Realizou então Rx de Abdome agudo que demonstrou alças de intestino delgado dilatadas e níveis hidroaéreos. A alternativa que contém o diagnóstico mais provável da paciente é:

A
Intussuscepção de íleo terminal.
B
Tuberculose intestinal.
C
Tumor carcinoide de intestino delgado.
D
Doença de Crohn ileocecal.
E
Adenocarcinoma de ceco.
Assinale a alternativa correta em relação ao transtorno afetivo bipolar.
Sobre o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) infantil, considere as assertivas abaixo: I - Em caso de falhas isoladas na avaliação do DNPM, deve-se orientar os pais para treinarem a criança naquele marco e repetir a avaliação em dois meses; II - A aquisição de determinada habilidade baseia-se nas habilidades adquiridas previamente e raramente se saltam etapas; III - O teste de Denver II é um dos instrumentos mais utilizados para a triagem de distúrbios do desenvolvimento em crianças, sendo dividido em três grupos: pessoal/social, motricidade fina e linguagem. Qual a alternativa correta?
Segundo o Código de Ética Médica e as legislações vigentes, é INCORRETO afirmar que:
Uma mulher com vida sexual ativa, sem parceiro fixo, apresenta linfadenomegalia inguinal dolorosa, com gânglio infartado à direita, com supuração e fistulização por orifícios múltiplos. Ela conta que tudo começou como uma pápula que evoluiu para uma ferida alguns dias antes de apresentar aumento de gânglio doloroso na região inguinal. A doença, seu agente etiológico e tratamento apropriado são, respectivamente:
Compartilhar