Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente feminina, 30 anos, procurou seu médico com queixas de crises de rubor em região cervical e face e episódios diarreicos. Foi tratada sintomaticamente por 30 dias e durante o acompanhamento desenvolveu, ainda, episódios de broncoespasmo acompanhando os sintomas anteriores que persistiam, e emagrecimento de 5 kg. Foram solicitados hemograma e Rx de Tórax sem alterações em seus resultados. Evoluiu com quadro de constipação e distensão abdominal acentuada. Realizou então Rx de Abdome agudo que demonstrou alças de intestino delgado dilatadas e níveis hidroaéreos. A alternativa que contém o exame que confirma o diagnóstico mais provável da paciente é:

A
Enema opaco.
B
Lavado brônquico por fibrobroncoscopia.
C
Colonoscopia.
D
Nível urinário de ácido 5-hidroxiindolacético.
E
Cápsula endoscópica.
No trauma abdominal contuso, a víscera mais frequentemente lesada é:
Com relação às lesões do trato genitourinário em acidente de automóvel pode-se afirmar que:
Mulher de 45 anos apresenta, há cinco anos, episódios de fenômeno de Raynaud, em uso de nifedipina. Evolui nos últimos três meses com disfagia, edema com sinais flogísticos nos quirodáctilos, artrite de pequenas articulações das mãos com rigidez pós-repouso de 30 minutos e dispneia a esforços. Seu exame físico revela dedos em salsicha, telangiectasias em tórax e P2 hiperfonética com choque valvar em área pulmonar. O marcador sorológico mais específico para o quadro descrito é o anticorpo:
Paciente feminina de 43 anos procura médico por quadro de vertigem e visão dupla desencadeadas na mirada lateral, sem outros sintomas associados. Exame neurológico mostra dificuldade de adução do olho esquerdo e nistagmo na abdução do olho direito, sem alteração no restante da motricidade ocular extrínseca ou intrínseca; o reflexo de convergência é normal, bem como as pupilas. O diagnóstico principal para este caso é:
Compartilhar