Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente feminina, 30 anos, procurou seu médico com queixas de crises de rubor em região cervical e face e episódios diarreicos. Foi tratada sintomaticamente por 30 dias e durante o acompanhamento desenvolveu, ainda, episódios de broncoespasmo acompanhando os sintomas anteriores que persistiam, e emagrecimento de 5 kg. Foram solicitados hemograma e Rx de Tórax sem alterações em seus resultados. Evoluiu com quadro de constipação e distensão abdominal acentuada. Realizou então Rx de Abdome agudo que demonstrou alças de intestino delgado dilatadas e níveis hidroaéreos. A alternativa que contém o exame que confirma o diagnóstico mais provável da paciente é:

A
Enema opaco.
B
Lavado brônquico por fibrobroncoscopia.
C
Colonoscopia.
D
Nível urinário de ácido 5-hidroxiindolacético.
E
Cápsula endoscópica.
Homem, 80 anos de idade, saudável previamente, deu entrada às 19 horas no pronto-socorro, confuso e sonolento. Acompanhante relatou que o mesmo almoçou e foi dormir durante uma hora, como faz todos os dias, porém, acordou nesse estado e mantém-se assim até o momento. Assinale a alternativa correta:
Uma mulher de 30 anos é submetida a uma laparotomia exploradora de uma possível apendicite aguda. No procediemento cirurgico, é descoberto um divertículo cecal roto. Processo inflamatório local, embora não haja uma peritonite difusa manifesta. O tratamento de preferência é:
O risco de desenvolvimento de carcinoma da vesícula biliar em pacientes portadores de litíase vesicular está especialmente relacionado a:
Em relação ao uso de terapia de suporte nutricional (TSN) em pacientes internados com desordens graves no trato gastrointestinal (TGI) é INCORRETO afirmar:
Compartilhar