Paciente feminina, 42 anos, com história familiar de dislipidemia, vem à consulta com os seguintes exames: colesterol total = 320 mg/dL; HDL = 32 mg/dL; triglicerídios = 655 mg/dL. Qual a conduta mais adequada?
A
Descartar diabetes, iniciar fibrato e repetir exame em 6 meses.
B
Descartar hipotireoidismo, orientar controle dietético e atividade física, iniciar hipolipemiante.
C
Orientar controle dietético e repetir exames em 1 ano.
D
Solicitar amílase e lipase, imediatamente, pelo risco de pancreatite. Iniciar ácido nicotínico como primeira escolha devido aos níveis de triglícerideos.
E
Iniciar tratamento combinado de estatina, genfibrozila e ácido nicotínico pela severidade do caso.
Outras questões
Uma mulher com vida sexual ativa, sem parceiro fixo, apresenta linfadenomegalia inguinal dolorosa, com gânglio infartado à direita, com supuração e fistulização por orifícios múltiplos. Ela conta que tudo começou como uma pápula que evoluiu para uma ferida alguns dias antes de apresentar aumento de gânglio doloroso na região inguinal. A doença, seu agente etiológico e tratamento apropriado são, respectivamente:
As queimaduras são uma importante causa de morbidade e de mortalidade, entre as causas acidentais, em crianças. Podemos afirmar que:
Um menino, com 7 anos de idade, recebe o diagnóstico de asma, classificada pelo médico como persistente leve. O médico recomenda o uso de corticoide inalatório como droga de manutenção para prevenção dos sintomas e orienta, durante episódios de crise, que seja utilizado:
No contexto de profilaxia passiva de hepatite viral a aplicação de imunoglobulina: