Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Paciente feminina, 42 anos, com história familiar de dislipidemia, vem à consulta com os seguintes exames: colesterol total = 320 mg/dL; HDL = 32 mg/dL; triglicerídios = 655 mg/dL. Qual a conduta mais adequada?

A
Descartar diabetes, iniciar fibrato e repetir exame em 6 meses.
B
Descartar hipotireoidismo, orientar controle dietético e atividade física, iniciar hipolipemiante.
C
Orientar controle dietético e repetir exames em 1 ano.
D
Solicitar amílase e lipase, imediatamente, pelo risco de pancreatite. Iniciar ácido nicotínico como primeira escolha devido aos níveis de triglícerideos.
E
Iniciar tratamento combinado de estatina, genfibrozila e ácido nicotínico pela severidade do caso.
Sobre os transtornos de ansiedade, marque a alternativa INCORRETA.
Na avaliação semiológica da displasia do desenvolvimento do quadril, pode-se utilizar o teste do klisic no qual o examinador coloca o 3º quirodácitlo sobre o trocanter maior e o dedo indicador da mesma mão sobre a espinha ilíaca anterossuperior. No quadril luxado, o trocanter estará:
Paciente de 32 anos, trabalhador da construção civil, vem até a unidade básica de saúde mais próxima do local da construção onde trabalha, com trauma em 5º quirodáctilo esquerdo, ocorrido há uma hora. Queixa-se de muita dor na falange distal do referido dedo, motivo da procura pela unidade de saúde. Ao exame físico, há ausência de ferimento cortante em dedo, ausência de edema, crepitação ou dor à mobilização do dedo e presença de hematoma subungueal. O médico residente faz a avaliação e a melhor conduta a ser adotada é:
Paciente relata que estava passeando pela praia quando iniciou, subitamente, lacrimejamento e dor em olho esquerdo por corpo estranho (areia). Ao ser atendido em uma unidade de atenção primária, o médico avalia que há hiperemia conjuntival e ausência de secreção purulenta. A conduta mais apropriada, nesse caso, é:
Compartilhar